Desfile de autores na Biblioteca de Vila Real de Santo António

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
Mário Zambujal

Diversas personalidades de renome ligadas à literatura vão passar este mês pela Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, no âmbito da quarta edição da iniciativa “Sinónimos de Leitura”, que decorrerá a partir de quinta-feira e até ao dia 24.

A abertura desta edição estará a cago do autor vila-realense Filipe Vasconcelos Romão que apresentará o seu livro “Nacionalismos espanhóis – Tensão e conflitualidade”, a partir das 17h30 do dia 16.

No dia seguinte (17) acontece uma visita guiada por Diego Mesa à exposição de Mail Art, a partir do livro “Levantado do Chão”, de José Saramago, a partir das 17h00. Segue-se, às 17h30, a palestra proferida por Carlos Reis, sobre a obra de José Saramago, onde será dado destaque especial o seu último texto editado, “Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas”. Esta sessão contará com a presença de Pilar del Rio, viúva de José Saramago, e será apresentada por Adriana Nogueira.

- Publicidade -

No mesmo dia, mas a partir das 21h30, decorrerá a apresentação do livro “Uma introdução à política”, de Freitas do Amaral, realizada por Filipe Vasconcelos Romão e que contará com a presença do autor.

Para o dia 21 (17h30) está agendada a apresentação do livro “Vidadupla”, de Sérgio Godinho, por Susana de Sousa, e no dia 23, à mesma hora, será a vez da apresentação da obra “Serpentina”, de Mário Zambujal, por Fernando Cabrita. Ambas as sessões contarão com a presença dos respetivos autores. Pelo meio, no dia 22, às 17h30, é a vez de “Apontamentos da Margem”, obra dos Poetas do Guadiana.

Ainda no dia 22, mas no Centro Cultura António Aleixo, haverá teatro a partir das 21h30 com a peça “Mê menine, e a tu Mãe?”, pelo grupo de teatro A Gorda, cujos bilhetes custam 5 euros. Durante a semana do ”Sinónimos de Leitura” decorrerá uma feira do livro, bem como oficinas de expressão plástica e manualidades.

Programação especial para os mais novos

A programação inclui ainda diversas atividades para o público infantil e juvenil, entre as quais a dança de Ana Borges, com as ações “Ler o Corpo” e “O Meu Corpo Mexe”, sessões diárias de contos com Cristina Taquelim, António Fontinha, Margarida Gomes, Antonella Gilardi e Trimagisto, bem como oficinas de música com Fernando Malão. No dia 20, às 15h30, acontece a apresentação do livro “Selva Molhada”, pelo autor, José Guedes, e pela ilustradora Carla Mourão, também destinada ao público juvenil.

O teatro para o público infantil será garantido com as peças “Conta em Cena” e “O Livro que Voa”, ambas no dia 21, bem como “Mê Menine, e o Tê Pai?”, no dia 22. No dia seguinte (23) realizam-se dois encontros com a ilustradora Danuta Wojciechowska, às 10h40 e 14h30.

25 de Abril recordado

A véspera do dia 25 de Abril, e último dia da iniciativa, será preenchida com iniciativas dedicadas à Revolução dos Cravos. Às 10h30 será exibido um documentário (para o público juvenil) e a partir das 17h30 decorre a habitual Tertúlia no Baixo Guadiana, dinamizada pelo Jornal do Baixo Guadiana, e desta vez dedicada ao tema “O 25 de abril de 1974 nos Media do século XXI”. As comemorações do 25 de Abril incluem ainda teatro com a peça “Frente a Frente”, a partir das 21h30, a cargo do grupo Doismaisum.

.

.

.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.