Dia do Combatente foi celebrado em São Brás de Alportel

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

O município de São Brás de Alportel promoveu o I Encontro Comemorativo do Dia do Combatente, a 13 de abril, no âmbito do programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Este encontro é “uma oportunidade para reafirmar o nosso reconhecimento para com os atuais e antigos combatentes e militares que com espírito de abnegação e entrega total arriscaram a vida por um mundo melhor e mais justo”, referiu Vitor Guerreiro, autaraca local, sublinhando que a iniciativa teve como objetivo “elevar o meritório serviço prestado pelos militares à Pátria, contribuindo de forma decisiva para uma maior consciência do papel dos combatentes para a defesa, segurança e paz que todos beneficiamos”.

As comemorações tiveram início no Espaço Comunidade para a inauguração da exposição Comemorativa “Ecos de Abril” constituída por pinturas a óleo dos alunos da Universidade Sénior inspiradas na Revolução dos Cravos e com uma seleção de fotografias do período da Guerra Colonial, disponibilizadas pelo Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes.

- Publicidade -

Seguiu-se a cerimónia comemorativa junto ao Monumento aos Combatentes, inaugurado a 1 de junho de 2023 que contou com intervenções do presidente da Câmara Municipal, da vice-presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, do presidente da Junta de Freguesia, João Rosa, e do presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, Henrique André.

Na qualidade de vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e membro da Comissão das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, Marlene Guerreiro aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos pela Delegação de São Brás de Alportel do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, tendo destacado em particular o empenho da equipa coordenadora constituída por Ilídio Viegas, Eduardo Dias e Jerónimo Viegas.

Um núcleo que tem vindo a fazer um trabalho meritório no apoio a estes heróis feridos no corpo e na alma e na colaboração com o projeto do município “Tributo aos Combatentes” que consiste na recolha de memórias dos combatentes são-brasenses, num importante exercício de justiça e de passagem de testemunho entre gerações.

A respeito dos jovens militares são-brasenses, referiu: temos verdadeiramente razões para estarmos orgulhosos porque temos no presente jovens corajosos e altruístas que seguem as pisadas dos seus antecessores… revelando que são da fibra do Almirante Martins Guerreiro, de Gago Coutinho ou de João Rosa Beatriz”, vincou.

A cerimónia acolheu a presença de antigos e atuais combatentes de diferentes períodos da História de Portugal e de diferentes ramos da Defesa e Segurança Nacional, assim como da Proteção Civil e elementos da Comissão das Comemorações do 50.º aniversário da Revolução.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.