Diretora dos serviços secretos dos EUA demite-se

ouvir notícia

.

A diretora dos serviços secretos dos EUA, Julia Pierson, apresentou esta quarta-feira a sua demissão junto de Jeh C. Johnson, secretário do departamento de Segurança Nacional, a agência que supervisiona os Serviços Secretos.

A demissão surge menos de um dia após legisladores quer do Partido Democrata, quer do Partido Republicano, atacarem a direção de Pierson e afirmarem temer pela vida do Presidente dos EUA, Barack Obama, e outras figuras cuja proteção está a cargo da agência.

Pierson foi sujeita a um intenso questionário no Capitólio acerca das ocorrências de 19 de Setembro, quando um intruso armado com uma faca conseguiu escalar a cerca de proteção da Casa Branca, correr pelo jardim e entrar no edifício até ser detido pelas autoridades.

- Publicidade -

Pierson admitiu no interrogatório de terça-feira que aqueles que estavam encarregues pela segurança da Casa Branca falharam o cumprimento de vários protocolos de segurança.

Só na terça-feira, a agência teve conhecimento de uma outra falha de segurança que ocorreu há duas semanas atrás: um homem armado terá entrado num elevador com o Presidente Barack Obama durante o evento no Centro de Controlo e Prevenção de Doenças em Atlanta.

“O Congresso perdeu a confiança na minha capacidade para dirigir a agência”, declarou a diretora dos serviços secretos demissionária a um jornalista da “Bloomerang News” esta quarta-feira. Foi o próprio jornalista, Del Quentin Wilber, quem avançou as declarações no Twitter, acrescentando que Pierson afirmou “ser doloroso” abandonar o cargo.

Obama, que já reuniu com a diretora demissionária, “reconhece que era necessária uma mudança na direção”, segundo afirmou o seu assessor de imprensa, Josh Earnest,ao jornal “New York Times”. Earnest não deixou de acrescentar, contudo, que o Presidente terá apresentado a Pierson profundos agradecimentos “pelo seu serviço à agência e ao país”.

Pierson já tem um substituto interino: Joseph Clancy, um antigo agente encarregue da Divisão de Proteção Presidencial. A informação foi avançada pelo secretário do departamento de Segurança Nacional, Jeh C. Johnson, em comunicado.

Johnson fez ainda saber que o seu departamento está a investigar as ocorrências de 19 de Setembro. Para além disso, o departamento também vai consultar um painel de peritos independentes, cujas recomendações deverão ser conhecidas em meados de dezembro. “A segurança da Casa Branca deverá ser a primeira e imediata prioridade do painel”, garantiu Johnson, citado no mesmo comunicado.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.