Economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

As projeções de vários economistas apontavam para uma ligeira aceleração da economia portuguesa no segundo trimestre, mas ela acabou por não se verificar, segundo os dados da estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta sexta-feira.

Os números do INE indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,5% no segundo trimestre em termos homólogos, isto é, em relação ao mesmo período de 2014. Uma taxa de variação igual á já observada no primeiro trimestre.

Já em relação aos três meses anteriores, o PIB aumentou 0,4% em termos reais no segundo trimestre, um valor também igual ao observado no primeiro trimestre.

- Publicidade -

Os dados detalhados sobre a evolução da economia no segundo trimestre só serão conhecidos mais para a frente, quando o INE divulgar os números das contas nacionais trimestrais.

Contudo, o INE avança já nesta estimativa rápida que para o crescimento homólogo do PIB “o contributo positivo da procura interna aumentou no 2.º trimestre, refletindo a aceleração do Investimento (sobretudo devido ao contributo da variação de existências, que passou de negativo no trimestre anterior para positivo) e, em menor grau, do consumo privado”.

Já a procura externa líquida “registou um contributo negativo significativo para a variação homóloga do PIB, verificando-se uma aceleração das Importações de bens e serviços a um ritmo superior ao das exportações de bens e serviços”.

RE

.

.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.