Elidérico Viegas reconduzido na presidência da AHETA

ouvir notícia

O ato eleitoral decorreu esta quinta-feira, com a participação de uma única lista liderada pelo anterior presidente

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) vai continuar a ser presidida por Elidérico Viegas. A assembleia geral eleitoral para os novos corpos sociais decorreu ontem, quinta-feira, tendo a maioria dos membros anteriores sido reconduzida nos seus cargos.

Apresentou-se a sufrágio uma lista única, proposta pela direcção e encabeçada por Elidérico Viegas (presidente da direcção), Carlos Cabrita (presidente da assembleia geral) e João Bacalhau (presidente do conselho fiscal).

O programa de acção da nova direcção da AHETA assume claramente a defesa dos interesses dos seus associados, do turismo e da economia do Algarve em geral, nomeadamente no que se refere à criação de condições que permitam repor níveis de competitividade nas empresas hoteleiras e turísticas regionais, junto dos principais mercados emissores.

- Publicidade -

Para o efeito, a AHETA “continuará a apresentar propostas concretas junto dos organismos competentes, designadamente do Governo, tendo em vista o aumento da produtividade, através de acções de formação nas empresas, redução da carga fiscal e a criação de linhas de crédito ao sector empresarial”, garantem os responsáveis daquela associação.

“A realidade do mercado turístico algarvio exige o reconhecimento definitivo da importância económica e social do turismo do Algarve na economia portuguesa, tendo no horizonte a salvaguarda dos interesses empresariais, o que exige mudanças radicais na política de turismo em relação à região, demasiado redutora e estranguladora da competitividade turística regional”, explicam os mesmos responsáveis.

Face às medidas de austeridade e à debilidade da situação económica nacional, traduzidas no forte endividamento externo, a AHETA considera que “só através da potenciação das actividades económicas e empresariais com vocação exportadora, como é o caso do turismo do Algarve, Portugal poderá enfrentar e vencer com sucesso as fraquezas financeiras e económicas com que o nosso País se confronta presentemente”.

Neste contexto, a AHETA irá reforçar a sua actuação nas plataformas de diálogo regionais e nacionais onde se encontra representada, especialmente na ERTA – Entidade Regional de Turismo, Universidade do Algarve, CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, ATA – Promoção do Turismo do Algarve, Turismo de Portugal e Confederação do Turismo Português (CTP), da qual é vice-presidente, entre outras, tendo em vista a criação de condições que permitam as nossas empresas ajustar-se às novas realidades dos mercados emissores, com especial relevo para as alterações profundas que se vêm verificando no modelo de negócio turístico tradicional.

Por tudo isto, a nova Direcção da AHETA propõe-se contribuir para a construção de um Plano de Acção que defina um modelo institucional alargado sobre os grandes princípios que deverão nortear o desenvolvimento económico e social do Algarve.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.