Emigrante oferece 10 toneladas de material ortopédico a Vila Real de Santo António

ouvir notícia

O material chegou da Suécia num camião e está avaliado em cerca de 600 mil euros

Equipamento vai fazer parte do futuro Banco de Ajudas Técnicas da autarquia e poderá ser solicitado, a título de empréstimo, por instituições ou por qualquer munícipe

DOMINGOS VIEGAS

Chama-se Carlos Quaresma, é natural de Lisboa e está emigrado na Suécia há 25 anos. Desde há vários anos que oferece material ortopédico a várias instituições e a alguns particulares, através da fundação que dirige naquele país do norte da Europa (Fundação AGAPE). As suas doações já chegaram a 92 países de todo o mundo, entre os quais Portugal, onde várias câmaras municipais e instituições já beneficiaram destas ações de solidariedade.

- Publicidade -

A última destas doações, e a primeira que teve o Algarve como destino, chegou na última semana a Vila Real de Santo António e o material passará a fazer parte do futuro Banco de Ajudas Técnicas, de onde poderá ser requisitado por instituições ou particulares, a título de empréstimo. No total, são cerca de 10 toneladas de equipamento, avaliado em cerca de 600 mil euros.

O material, que chegou de camião diretamente da Suécia, inclui camas elétricas articuladas, vários tipos de cadeiras de rodas, andarilhos elétricos, cadeiras para banhos, canadianas, entre outro equipamento ortopédico e hospitalar. O carregamento incluiu ainda televisões e algum mobiliário.

“Aqui na Suécia, o material dos hospitais é renovado todos os anos. Ou seja, não é permitido que esteja uma cadeira ou uma cama mais do que um ano num hospital. Como trabalho para Estado sueco, e diretamente com o ministro da Saúde, distribuo este material por todo o mundo através da Fundação AGAPE”, explicou ao nosso jornal, por telefone, Carlos Quaresma, que dirige aquela fundação na cidade de Gotemburgo.

A primeira doação para o Algarve foi para Vila Real de Santo António, onde a Câmara Municipal “tem feito um grande trabalho na área social”, considera Carlos Quaresma. No entanto, brevemente, outros municípios da região poderão também beneficiar destas doações. “Entre outros, posso dizer que a Câmara de Loulé também já entrou em contacto comigo porque também está interessada e pode vir a ser um dos próximos destinos de mais material ortopédico”, revelou, garantindo que oferece este tipo de equipamento “a qualquer instituição que o solicite”.

De acordo com Silvia Madeira, vereadora que detém o pelouro da Ação Social na autarquia vila-realense, o equipamento que chegou esta semana à cidade pombalina vai fazer parte do futuro Banco de Ajudas Técnicas que será criado pela autarquia. “Qualquer pessoa ou instituição pode solicitar aquilo que necessite, a título de empréstimo. Com este banco, vamos também conseguir ter uma plataforma ativa para que as pessoas possam fazer doações de material”, explicou a autarca.

Silvia Madeira considera que esta doação é “uma mais valia muito grande para a população do concelho”, já que as pessoas “normalmente não podem adquirir este tipo de material porque é muito caro”, lembrou a vereadora, explicando que, no caso desta doação, a Câmara Municipal só teve que pagar o transporte do material da Suécia para Portugal, ou seja, cerca de 13 mil euros.

O equipamento foi recebido em Vila Real de Santo António pelos vereadores José Carlos Barros, vice-presidente da autarquia, João Rodrigues e Silvia Madeira, bem como por José Augusto, ex-futebolista do Benfica e representante de Carlos Quaresma no nosso país.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. O titulo desta noticia é mais que enganador!!!

    Afinal não é o emigrante que oferece mas sim a Suecia, este emigarnte apenas trabalha como qualquer pessoa, dirigir a associação não é oferecer mas fazer o trabalho e apenas distribuir.

    O titulo desta noticia é mais que enganador!!!

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.