Empresários e câmara unidos para ganhar mais poder

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Mais de uma centena de empresas aliaram-se à câmara municipal na criação da Associação de Turismo de Portimão. O objetivo é unir todos os intervenientes que direta ou indiretamente beneficiam com o setor do turismo, no sentido de duplicar a promoção do município e ganhar um maior peso negocial. A nova associação surge numa altura em que se assinalam 100 anos de turismo em Portimão e reúne desde as micro às grandes empresas. A ideia é unir esforços em prol dos interesses do concelho.

Em 1915, a Praia da Rocha foi palco do primeiro Congresso Regional Algarvio, um evento onde se discutiu “o desenvolvimento do turismo, o papel das autarquias e a ligação dos vários atores intervenientes”.

Quase 100 anos depois, muita coisa mudou, a crise visitou o Algarve sem ser convidada e o berço do turismo do Algarve começou a perder peso, quer dentro quer fora do país.

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É neste quadro que a autarquia e mais de 100 empresas do município decidiram criar a Associação de Turismo de Portimão (ATP), cuja escritura pública foi assinada, no dia 10, no Teatro Municipal de Portimão.

“Não surgimos contra ninguém, mas seremos seguramente uma força de pressão ativa e efetiva em prol dos interesses do concelho, em que a capitalidade de Portimão tem que ser definitivamente assumida e reconhecida”, frisou o presidente da câmara, Manuel da Luz.

Segundo o autarca, a associação – composta por empresas de restauração, unidades hoteleiras, agências de viagens, unidades de saúde, autódromo, atividades náuticas, empresas de aluguer de veículos, empresas públicas, produtores de vinho, associações comerciais (ACP e ACRAL), entre outras – vai partilhar decisões e projetos, assim como “terá uma palavra a dizer na política de eventos e nas estratégias de promoção”.

“Exigiremos aquilo que nos é devido”

Manuel da Luz adiantou ainda que a intenção dos associados da ATP é integrar a Associação de Turismo do Algarve “num futuro próximo”, mas não deixou de reclamar mais “atenção” para Portimão.

“Participaremos solidariamente na promoção do Algarve no estrangeiro, mas exigiremos aquilo que nos é devido: a promoção do destino Portimão”, referiu.

Segundo apurou o JA, a associação vai funcionar com base em duas grandes áreas: a promoção e dinamização turística, assim como a articulação e geração de negócios entre associados.

A opinião dos responsáveis é que esta união de esforços vai permitir um maior poder negocial junto dos prestadores de serviços, dos operadores turísticos internacionais e até dos centros de decisão a nível nacional.

“A ideia é construir algo de diferente em prol dos interesses do concelho de Portimão”, realçou o presidente da autarquia, Manuel da Luz.

Para o líder do Turismo do Algarve, Nuno Aires, o aparecimento da ATP só vem reforçar o trabalho conjunto entre a câmara municipal e os privados.

“Estas associações de nível local têm capacidade para albergar desde as micro e pequenas empresas até às empresas de maior dimensão. Isso é uma grande vantagem”, salientou, lembrando que “a ATP surge para trabalhar sob o chapéu da ATA”.

Nuno Aires referiu-se ainda à experiência “muito positiva” da Associação de Promoção de Albufeira (APAL), onde foi implementado “um modelo muito ativo, que nos permitiu duplicar a promoção externa de Albufeira”, sublinhou o presidente do Turismo do Algarve, rematando que “A ATP pode fazer o mesmo por Portimão”.

NC/JA

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