Empresas dão bolsas de excelência a 38 alunos da Universidade do Algarve

ouvir notícia

.

No passado dia 12 de dezembro, o mérito voltou a ser premiado na Universidade do Algarve (UAlg). Numa sessão pública, que contou com vários empresários, alunos e respetivas famílias, foram atribuídas 38 bolsas de excelência aos melhores alunos que se matricularam no primeiro ano, em 2015/2016.

No mesmo dia, no grande auditório do Campus de Gambelas, foi também entregue o prémio BPI aos diplomados com mérito no ano letivo 2013/14.

Para António Branco, reitor da UAlg, esta sessão é, do ponto de vista simbólico, “o reconhecimento que todos fazemos da importância da educação e do conhecimento para a defesa de uma sociedade mais justa”. O reitor valorizou também o facto de esta iniciativa permitir criar um momento de partilha entre o meio empresarial e o meio académico, dois universos que nem sempre se cruzam, que muitas vezes não se conhecem suficientemente bem, mas que, na sua opinião, terão muito a ganhar com esta aproximação.

- Publicidade -

Sem esquecer o trabalho realizado nas escolas secundárias e o mérito dos premiados, António Branco agradeceu às empresas que tornam possível este programa de bolsas de excelência, terminado o seu discurso com uma lição: “por mais que trabalhemos, sozinhos conseguimos muito pouco. As verdadeiras conquistas fazem-se com os outros e a pensar nos outros. Para isso precisamos de arriscar e não ter receio do desconhecido”.

138 alunos premiados em quatro anos

Em representação das 33 empresas que este ano disponibilizaram bolsas, foi chamado a intervir Cláudio Correia, administrador geral da empresa Algardata. Este empresário, que já fez do Algarve a sua região, realçou a grande ligação que a Algardata tem à UAlg, onde tem vindo buscar muitos dos seus quadros superiores. “Nós temos cerca de 70 funcionários, 36 dos nossos colaboradores têm curso superior, 29 dos quais foram aqui formados ou têm ligações à Ualg”. Por isso, refere o empresário, “não temos qualquer dúvida da importância que a UAlg tem para a nossa empresa e no impacto que tem na região”.

João Viana, aluno de Engenharia Informática, entrou na UAlg com uma média superior a 18 valores, assim como alguns dos seus colegas. Também para ele, estas bolsas são uma oportunidade que permite “aos melhores serem reconhecidos”. No seu discurso, em representação dos alunos, João também defendeu que “medidas como esta tornam o mundo melhor”.

Nos três anos letivos anteriores, esta iniciativa já possibilitou a atribuição de bolsas a 110 alunos da Universidade do Algarve que ingressaram nos seus cursos de formação inicial, o que se concretizou em mais de 106 mil euros.

Este ano, foram atribuídas mais 38 bolsas de excelência, no valor de 965 euros cada, o que equivale a um total de 36.670 euros. Com a participação de cerca de 40 empresas, nas quatro edições já foram premiados 138 alunos, totalizando um apoio de mais de 142 mil euros. A bolsa atribuída paga integralmente o valor da propina anual, que no presente ano letivo se mantém em 965 euros.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.