Endesa vence leilão de eletricidade da Deco

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

Elétrica espanhola foi a vencedora do leilão promovido pela associação de consumidores, no qual se negociaram tarifas mais atrativas para mais de 587 mil consumidores.

A Endesa foi a empresa vencedora do leilão de eletricidade lançado pela Deco em fevereiro deste ano e que ontem teve o seu desfecho. EDP, Galp, Iberdrola e Gas Natural Fenosa não quiseram ir ao leilão.

A Galp, até agora, foi a única a reagir, dizendo que tinha decidido não participar “uma vez que as condições impostas aos operadores para participarem no referido leilão, nomeadamente o pagamento de uma comissão por cada cliente contratado, não permitiam a elaboração de uma oferta competitiva para as famílias Portuguesas e com racionalidade económica”. Assunto que a Deco não comenta.

- Publicidade -

Para todos os efeitos foi um leilão histórico, desde logo, porque nunca em Portugal se tinham juntado consumidores domésticos (587.080) para comprarem eletricidade em leilão.

Valeu a pena, segundo Rita Rodrigues, da Deco, porque se conseguiram tarifas mais vantajosas que as praticadas quando negociadas caso a caso. Além disso, acrescenta, “foi também uma forma de os consumidores mostrarem um cartão vermelho ao setor elétrico”.

O que vai acontecer agora é que até 15 de maio cada consumidor irá receber uma mensagem por correio eletrónico que o informará sobre o ganho efetivo que poderá ter se contratar a tarifa conseguida no leilão. A partir dessa data cada um fica livre de contratar a nova tarifa ou, caso queira, continuar com a que já tem.

De uma coisa podem ter a certeza. É que, segundo a Deco, a empresa fornecedora desta tarifa – valida por 12 meses – não vai poder vender nenhum outro serviço agregado para além de eletricidade, como por exemplo gás.

Vítor Andrade (Rede Expresso)
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.