Época balnear já iniciou e vai ter mais praias vigiadas no país

Neste período a qualidade das águas será analisada pela Agência Portuguesa do Ambiente, os meios de salvamento e segurança serão assegurados pela Autoridade Marítima Nacional e a aplicação Info Praia volta a estar ativada

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

A época balnear inicia-se no concelho de Albufeira no próximo dia 15 de maio e a 1 de junho na maioria da região algarvia. Este ano serão integradas 595 praias de banho, a nível nacional, mais seis do que no ano passado.

As praias são locais onde a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores salvadores, segundo a portaria a publicar em Diário da República, assinada pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e pelo Ministro da Defesa Nacional, João Nuno Lacerda Teixeira de Melo. 

“O número de praias de banhos pode aumentar desde que, entre as águas balneares identificadas na portaria, passe a estar assegurada pelos concessionários e entidades a assistência a banhistas durante a época balnear”, revela o Ministério do Ambiente e Energia.

- Publicidade -

Em 2024, há um total de 664 águas balneares identificadas, mais seis do que no ano anterior. 

A abertura da época balnear será progressiva. Iniciou-se ontem dia 1 de maio, nas águas balneares do concelho de Cascais e em algumas da Região Autónoma da Madeira. Depois, inicia-se a 15 de maio, no concelho de Albufeira. A 1 de junho, abre na maioria das águas balneares no Centro e Sul do país. E, a 15 de junho, juntam-se-lhes a maioria das águas balneares do Norte. Nas águas interiores, o início da época balnear vai ocorrendo entre junho e julho. 

Segundo o município de Albufeira, em comunicado, a cerimónia de abertura no dia 15 maio irá decorrer às 10h00, na Praia dos Pescadores e “para além da abertura, a ser dada pelo Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, haverá diversas atividades” como a ação de salvamento, que visa demonstrar o funcionamento dos diversos equipamentos, conhecer as campanhas de saúde e ambientais.

O encerramento da época balnear também será progressivo a partir do fim de agosto e prolonga-se até 31 de outubro, com o fecho das últimas águas balneares localizadas na Região Autónoma da Madeira. 

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizará, durante todo esse período, análises para avaliar se a qualidade das águas balneares se encontra apta para a prática de banhos, de modo a garantir maior segurança às populações. 

A Autoridade Marítima Nacional terá no terreno um dispositivo com 27 estações salva-vidas, mais de três dezenas de embarcações e 25 motas de salvamento marítimo, além de quatro dezenas de viaturas e de diversos outros meios ao abrigo dos projetos Seawatch, Praia Saudável e Praia Segura, com o envolvimento da Polícia Marítima. 

A aplicação Info Praia está novamente ativa para facilitar, em qualquer local e de forma rápida, o acesso à informação atualizada sobre as águas balneares. Nesta aplicação, podem ser definidas praias favoritas, há informação diversas (como os galardões atribuídos e equipamentos existentes) e também notificações sobre a qualidade da água balnear.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.