Escultura, literatura, música e desporto marcaram o 25 de abril em Albufeira

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Em Albufeira, centenas de pessoas marcaram presença nos Paços do Concelho para comemorar o cinquentenário do 25 de Abril.

Na noite anterior, o momento musical ficou a cargo de Teresa Salgueiro e juntou cerca de um milhar de espetadores, que se deslumbraram, no final, com o espetáculo alusivo à “Revolta dos Cravos” em videomapping e o fogo de artifício.

Segundo a autarquia, o dia histórico arrancou com a habitual Guarda de Honra e hastear da Bandeira ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, ao passo que a Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne “surpreendeu os presentes com a voz de Michelle Tomaz”, que cantou o hino nacional, “A Portuguesa”, rodeado de duas centenas de albufeirenses, representantes das forças de segurança, associativas e políticas, todos de cravos na mão, distribuídos por trabalhadores do munícipio.

- Publicidade -
Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne atua nos Paços de Concelho

Logo de seguida todos os presentes participaram na inauguração da escultura “Sopro de Liberdade”, de
Santos Carvalho, “que marcou o ponto alto das celebrações”, revela a autarquia. “Todo o processo de criação foi um momento muito meu, que a partir de agora passa a ser de todos”, referiu o escultor, que desenvolve trabalhos artísticos em pedra desde 1990. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, salientou que “Santos Carvalho deixa aqui em Albufeira a sua marca, numa data de elevada importância, cuja obra transporta em si uma enorme carga simbólica”. A escultura, com três metros de altura em mármore, tem no seu interior a figura de um cravo recortado em aço.

Após este momento, o executivo municipal deslocou-se às freguesias do concelho.

A manhã ficou marcada pelas provas em corrida e ciclismo do X Trialo – 25 de Abril, organizado pelo FC Ferreiras.

No período da tarde, o Salão Nobre acolheu a sessão solene do dia, consagrada ao poder local, onde estiveram presentes todos os líderes de bancada na Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.

Depois deste momento, procedeu-se ao lançamento do livro “Um sopro de Liberdade – Albufeira 1974-2024”, que inclue as estórias de albufeirenses detidos pela PIDE, os testemunhos de diversas pessoas e de militares que se encontravam na região e um breve estudo sobre as eleições autárquicas deste concelho.

Livro “Um Sopor de Liberdade -1974-2024” foi apresentado

O final deste dia também ficou marcado pelas “Caminhadas ao Luar” sob o tema da Liberdade.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.