“Estado tornou-se demasiado grande e fraco” alerta Vítor Bento

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Vítor Bento, economista e conselheiro de Estado, acredita que o futuro de Portugal passa por uma reforma do sistema político, cujo poder deverá ser limitado para prevenir o endividamento, o compadrio e a corrupção.
O economista Vítor Bento apresentou, ontem, no Porto, algumas propostas para restaurar a confiança da sociedade civil na classe política, desgastada por um sistema que “substituiu o mérito pelo compadrio”.

O conselheiro de Estado nomeado por Cavaco Silva sustenta que, em Portugal, o Estado tornou-se demasiado grande e fraco, “grande por consumir demasiados recursos e fraco por só ser forte com os fracos, enquanto protege as rendas dos mais fortes”.

Numa intervenção muito dura, Vítor Bento defendeu a redução da dimensão do Estado e do poder político, que deverá ser balizado para evitar que se torne num instrumento de retaliação, colocando em perigo da democracia e liberdade dos cidadãos.

- Publicidade -

“É preciso regras como no código de estrada. Não bastou proibir o estacionamento no passeios foi preciso colocar pilares de metal para impossibilitar os condutores de o fazer”, lembrou o presidente do Conselho de Administração da Sibs.

Não havendo a possibilidade de “saber se um Governo “é bom ou mau”, para Vítor Bento a solução passa por colocar pilares ao poder das instituições. Entre outras propostas, o economista defende que os diretores gerais e administradores de empresas públicas sejam sujeitos a um escrutínio de um painel de cinco ou seis personalidades, designadas pelo parlamento e Presidente da República.

Para prevenir o desastroso endividamento do país, propõe que a contração de empréstimos passe por um painel onde figure o Ministro das Finanças, o presidente do Tribunal de Contas e do Banco de Portugal.

Finalmente, para travar a corrupção, Vítor Bento avança com a proibição da aceitação de prendas acima dos 15 ou 20 euros, pois as ofertas nunca são dadas de graça.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.