ETAR de Odeleite inaugurada para acabar com fossa séptica

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

Castro Marim ganha em qualidade de vida com investimento de 600 mil euros.

Os maus cheiros provenientes da fossa séptica para onde eram canalizados os esgotos da localidade de Odeleite, com consequências negativas a nível turístico e ambiental, foram eliminados com a entrada em funcionamento, em dezembro de 2012, da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Odeleite e o respetivo sistema elevatório.

O anúncio foi feito, na semana passada, pela empresa Águas do Algarve, salientando que a nova ETAR do concelho de Castro Marim “realiza o tratamento das águas residuais domésticas produzidas na povoação de Odeleite, anteriormente descarregadas numa fossa séptica”.

- Publicidade -

Segundo a Águas do Algarve, o investimento ascendeu aos 608 mil euros e permitirá “uma melhoria significativa na qualidade de vida das populações residentes, e consequentemente no meio ambiente”.

A partir de agora, as águas residuais afluem à ETAR através de uma conduta, com aproximadamente 500 metros de comprimento, constituída em tubagem, proveniente da estação elevatória de Odeleite, cujo edifício exteriormente apresenta aspetos arquitetónicos da região.

A estação é constituída por várias zonas, nomeadamente a câmara de entrada, o poço de bombagem, o piso inferior do edifício que funciona como zona de manobra de equipamentos e o piso superior (ao nível térreo) onde está a zona de controlo e comando.

“A ETAR é constituída por uma fossa séptica a partir da qual o efluente segue para a câmara de repartição de caudal e posteriormente para as duas lagoas de macrófitas, e está dimensionada para 230 habitantes e caudal médio diário de 36m3/dia”, adianta a empresa, que é responsável pela prestação de serviços de recolha e tratamento de águas residuais em todos os municípios do Algarve.

Água e esgotos chegam a diversas localidades

Com a entrada em funcionamento deste conjunto de infraestruturas em Castro Marim, a Águas do Algarve cumpre um dos objetivos estabelecidos para o ano de 2013, que passa por “melhorar os níveis de atendimento às populações e promover a qualidade ambiental dos recursos hídricos, designadamente a qualidade da água das praias, rios e lagunas, que são fator essencial para o bem-estar e para o desenvolvimento económico e turístico da região”.

Refira-se ainda que o município de Castro Marim tem previsto, no orçamento para 2013, uma verba de 4,2 milhões para a área do saneamento básico e abastecimento de água.

O objetivo da autarquia é “dar continuidade aos elevados investimentos realizados” nesta área, que têm permitido dotar de água e esgotos diversas localidades do concelho, nomeadamente nas freguesias de Odeleite e Azinhal.

Estes investimentos têm sido decisivos para a melhoria da qualidade de vida neste município, ao longo dos últimos anos, como se provou, recentemente, com a inclusão de Castro Marim na lista dos trinta municípios classificados com maior qualidade de vida. No último estudo elaborado pela Universidade da Beira Interior, Castro Marim atingiu o 22º lugar entre os 308 concelhos do país.

NC/JA
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.