EUA e Rússia debatem controlo das armas químicas sírias

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

John Kerry e Serguei Lavrov reúnem-se hoje em Genebra para discutir os detalhes da entrega de armas químicas por parte da Síria à comunidade internacional.

Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, John Kerry, e da Rússia, Serguei Lavrov, vão reunir-se hoje em Genebra para debater a forma de incitar a Síria, aliada de Moscovo, a renunciar ao seu arsenal químico.

O regime sírio já anunciou que acolheu favoravelmente a proposta, que foi anunciada na segunda-feira por Lavrov, de forma a evitar um ataque dos Estados Unidos à Síria.

- Publicidade -

A Rússia transmitiu aosnorte-americanos os detalhes do seu plano e este ‘dossier’ será discutido em Genebra pelos chefes da diplomacia dos dois países, indicou uma fonte russa, citada pela agência Itar-Tass, que acrescentou que o encontro pode prolongar-se até sexta-feira ou sábado.

Numa declaração feita na terça-feira à noite, na Casa Branca, o presidente norte-americano, Barack Obama, pediu ao Congresso para adiar a votação sobre uma intervenção militar na Síria e defendeu que deve ser dada uma oportunidade à diplomacia.

Relatório da ONU “provavelmente” divulgado na segunda-feira

Os Estados Unidos acusam o regime sírio de ter atacado com armas químicas, a 21 de agosto, uma zona controlada pelos rebeldes nos arredores de Damasco, provocando a morte de centenas de civis, mas a ONU ainda não se pronunciou sobre o ataque.

O relatório dos inspetores das Nações Unidas sobre a utilização de armas químicas na Síria vai “provavelmente” ser publicado na segunda-feira, revelou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius.

O documento “vai dizer que houve um massacre químico”, disse o chefe da diplomacia francesa, em declarações a uma rádio francesa citadas pela agência France Presse.

Os inspetores deixaram a Síria a 31 de agosto, depois de terem recolhido amostras como parte da sua investigação ao ataque com armas químicas, ocorrido no dia 21 do mesmo mês, num subúrbio da capital síria.

Mariana Cabral (Rede Expresso)
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.