Eurocidade do Guadiana passou a integrar Rede Europeia de Entidades Transfronteiriças

ouvir notícia

.

Aprovação aconteceu na última semana na assembleia geral da RIET. A rede pretende criar um plano de mobilidade transfronteiriço, um portal institucional que facilite as trocas administrativas e uma entidade conjunta que coordene as situações de emergência

Domingos Viegas

A Eurocidade do Guadiana, constrituída por Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, já faz parte da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET). A integração foi aprovada na assembleia geral da RIET que decorreu na passada semana na cidade espanhola de Orense.

- Publicidade -

A RIET é a primeira rede europeia que junta empresários e entidades locais na defesa dos interesses comuns da zona de fronteira. Foi constituída a 23 de junho de 2009 com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconómico nas áreas da fronteira entre Portugal e Espanha.

Outro dos objetivo é o de que estas áreas falem a uma só voz, numa altura em que estão a ser negociados, em Bruxelas, os fundos comunitários para o perúodo 2014-2020. Atualmente, aquela rede é formada por 13 entidades transfronteiriças e 12 associações empresariais.

Na assembleia geral que decorreu em Orense foram ainda aprovadas várias medidas que serão levadas à Cimeira Ibérica, que Portugal e Espanha vão realizar em 2014. Entre estas, destaque para a criação de um plano de mobilidade transfronteiriço, bem como de um portal institucional conjunto que facilite os atos administrativos entre os dois países.

Outra das medidas é a criação de uma entidade conjunta que coordene as emergências e que atue em casos de incêndio, catástrofes, acidentes ou qualquer outra situação do género que aconteça no território da fronteira.

António Rodríguez Castillo, presidente do município de Ayamonte e da Eurocidade do Guadiana, considerou de “extrema importância” a integração daquela eurocidade na RIET.

De acordo com o autarca, a adesão “proporciona um espaço de reflexão sobre o papel das organizações transfronteiriças no desenvolvimento da cooperação ibérica” e “permite o desenvolvimento de uma estratégia de trabalho sobre as questões transfronteiriças”, frisou.

A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro deste ano pelos municípios de Ayamonte e de Vila Real de Santo António, mas foi alargada no mês de maio com a entrada de Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos nos dois lados da fronteira são os seus principais objetivos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.