Eurodeputados aprovam nova arquitetura europeia de supervisão financeira

ouvir notícia

O Parlamento Europeu reunido em sessão plenária de segunda a quinta-feira em Estrasburgo irá aprovar a nova arquitetura europeia de supervisão financeira, que prevê o estabelecimento de três novas autoridades europeias na área da banca, mercados financeiros e seguros.

Os eurodeputados também irão debater os resultados do Cimeira de líderes dos 27 de 16 de setembro, com o presidente do Conselho Europeu Herman Van Rompuy e da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso.

As relações da UE com os seus parceiros estratégicos e os progressos realizados pelo grupo e trabalho sobre a governação económica serão alguns dos assuntos a abordar nessa discussão prevista para quarta-feira.

- Publicidade -

No mesmo dia os deputados europeus deverão aprovar uma nova legislação europeia que visa melhorias na informação aos cidadãos sobre os medicamentos ingeridos e respetivos efeitos secundários.

A nova norma inclui, entre outras medidas, a criação de um portal Web europeu e de portais nacionais sobre segurança dos medicamentos e de meios para que os pacientes possam notificar reações adversas às autoridades nacionais.

O eurodeputado comunista português João Ferreira vai apresentar um relatório sobre a prevenção de catástrofes naturais ou provocadas pelo homem que será votado terça-feira.

O documento propõe um conjunto de ações que devem ser alvo de “apoio privilegiado” da UE – como a limpeza e reordenamento de florestas e intervenções de proteção e defesa da orla costeira –, a criação de um “quadro financeiro apropriado” e iniciativas legislativas no domínio da prevenção dos fogos.

Os eurodeputados irão também debater e votar novas regras sobre a investigação e a prevenção de acidentes na aviação civil.

O novo regulamento requer que as companhias aéreas estejam em condições de elaborar a lista de passageiros no prazo de duas horas após o acidente, para que os respetivos familiares possam ser informados, e obriga a que sejam realizadas investigações independentes.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.