Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia muda de presidente

Esta mudança de presidência decorreu na segunda-feira, dia 12 de dezembro

ouvir notícia

A Eurorregião composta pelo Algarve, Alentejo e Andaluzia (Espanha) é agora presidida pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, enquanto José Apolinário é um dos vice-presidentes durante o próximo biénio.

Esta mudança de presidência decorreu na segunda-feira, dia 12 de dezembro, no Conselho da Eurorregião, que era presidida pelo presidente da Junta de Andaluzia, Juan Manuel Moreno.

Durante a sua intervenção afirmou a necessidade das três regiões somarem esforços juntos do respetivos Governos para conseguir os investimentos necessários para a ligação ferroviária de alta velocidade, levando o AVE de Sevilha a Faro.

- Publicidade -

Juan Manuel Moreno destacou ainda a aprovação do novo Convénio de Cooperação Transfronteiriça, no contexto do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (POCTEP), a aposta na especialização inteligente e do crescimento através dos investimentos em inovação, tecnologia de vanguarda e digitalização em áreas fundamentais como o meio ambiente, energias limpas e renováveis, economia azul, prevenção e combate aos incêndios florestais ou infraestruturas competitivas e sustentáveis, com projetos que superam os 109 milhões de euros.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), António Miguel Pina, sublinhou o empenho das autarquias algarvias na melhoria das ligações transfronteiriças, na defesa da ligação ferroviária Sevilha – Huelva – Faro e na sua interligação a Lisboa, mas também da Ponte Internacional Alcoutim – Sanlúcar de Guadiana.

A iniciativa contou ainda com a participação dos vice-presidentes da CCDR/Algarve, José António Pacheco e Elsa Cordeiro, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves e o seu vice-presidente, Paulo Paulino.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.