Ex-governante e candidato da Irmandade Muçulmana devem ir à 2ª volta no Egito

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

Resultados oficiais da primeira volta só serão conhecidos na próxima semana, mas tudo indica que egípcios ficaram divididos entre Ahmed Shafik e Mohamed Morsy.

Os candidatos eram 12, e os egípcios votaram divididos entre aqueles que representavam, de alguma maneira, o antigo regime, e os islamistas. A maioria dos eleitores disse ter voltado num cinco favoritos. Embora, em princípio, os resultados oficiais da primeira volta só sejam conhecidos nos próximos dias, a Irmandade Muçulmana assegura que o seu candidato, Mohamed Morsy, venceu, devendo disputar em junho com Ahmed Shafik, ex-primeiro-ministro, na segunda volta.

O ambiente no Egito nesses dois últimos dias foi de euforia. Pela primeira vez na história do país, 50.000.000 de egípcios puderam votar livremente para escolher o seu próximo Presidente, naquela que é a mais importante eleição da Primavera Árabe. A primeira volta começou no dia 23 e terminou ontem, dia em que as autoridades eleitorais extenderam por mais uma hora o prazo para votar, não tendo sido registados incidentes.

- Publicidade -

Candidatos favoritos

Os candidatos favoritos na primeira volta foram cinco, estando divididos entre o bloco da continuidade, no qual figuram Amr Moussa e Ahmed Shafik, dos felul, ou seja, políticos que ocuparam cargos no tempo de Hosni Mubarak. E, por outro lado, o bloco dos islamistas,- agora maioria no parlamento depois das últimas eleições parlamentares -, no qual se destacam Mohamed Morsy, o candidato oficial da Irmandade Muçulmana, e Abdel Fotouh.

O quinto candidato favorito é Hamdeen Sabahy, da esquerda nasserista, ou seja, seguidor de uma ideologia política nacionalista baseada nos pensamentos do antigo Presidente egípcio Gamal Abdel Nasser.

Maria Luiza Rolim (Rede Expresso)
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.