Ex-presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo homenageado

A sede da Junta de Freguesia de Monte Gordo foi o palco do início das comemorações do 22.º aniversário da elevação a vila

ouvir notícia

No dia em que se assinalam os 22 anos da elevação de Monte Gordo a vila, esta quarta-feira, dia 19 de abril, o ex-presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo, Luís Viegas, foi homenageado com o seu nome a batizar uma das entradas da localidade.

A sede da Junta de Freguesia de Monte Gordo foi o palco do início das comemorações do 22.º aniversário da elevação a vila, com a participação de crianças das escolas daquela localidade e o descerrar da placa da Avenida Luís Viegas.

“Aceitámos a ideia, de há três anos, de braços abertos. O nosso antigo presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo, Luís Viegas, era uma pessoa que deu muito pela freguesia”, disse o atual presidente, Ricardo Catarino.

- Publicidade -

Luís Viegas foi o primeiro presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo, eleito a 15 de dezembro de 1985, cumprindo cinco mandatos pela CDU.

Foi também membro da Comissão Instaladora até à eleição da primeira Assembleia de Freguesia e, por inerência do cargo, foi ainda membro da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António.

“Desenhando o Azul do Mar” e “Do Outro Lado do Mar” foram os dois livro que publicou ao longo da sua vida, sobre Monte Gordo e as suas gentes.

Luís Viegas nasceu em Vila Real de Santo António em 1952, onde frequentou a Escola Industrial e Comercial e completou as Secções Preparatórias para o Instituto Industrial de 1971.

Além de empresário de restauração em Monte Gordo, era explicador de crianças e jovens. Ao longo de todo o seu percurso como presidente da Junta, trabalhou sempre sem receber quaisquer verbas a que tinha direito.

“Nos momentos mais difíceis ele estava sempre lá, sempre a participar e a dar o seu melhor. Foi uma excelente pessoa como ser humano e como presidente”, conclui Ricardo Catarino.

Já o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, disse que “é bom lembrar o senhor presidente Luís Viegas, que foi marcante nesta freguesia”.

“Há pessoas que pelos feitos que fizeram ao longo da vida, se vão da lei da morte libertando, isto é, a morte passa, as pessoas morreram, mas o facto de terem feito grandes coisas faz com que nunca sejam esquecidos. O presidente Luís Viegas jamais será esquecido e será sempre relembrado, porque vai ter uma avenida com o seu nome”, refere.

O irmão de Luís Viegas, visivelmente emocionado, recordou que o ex-presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo organizou eventos como os Santos Populares, o Carnaval e as festas da Nossa Senhora das Dores, “sempre de coração e alma, sempre junto da população”.

Irmão de Luís Viegas

Depois do hastear das bandeiras, Álvaro Araújo salientou ainda a importância da comemoração do aniversário de elevação de Monte Gordo a vila, considerada como “uma referência”, pedindo que a localidade “continue a ser a terra que é”.

“Uma terra de gente simples e humilde, representada pelos nossos pescadores. Uma terra que atrai milhares e milhares de pessoas todos os anos pelas suas lindas e excelentes praias, pelas areias douradas e pela água quente. Por isso também temos de proteger este património, que é conhecido em todo o mundo”, acrescenta.

Álvaro Araújo aproveitou o momento para agradecer publicamente ao Capitão do Porto de Vila Real de Santo António, Afonso Martins, pelo trabalho da sua equipa durante o passado fim de semana nas buscas e salvamento de Érica, a jovem que esteve desaparecida durante 20 horas no mar algarvio.

Em frente ao Casino, a partir das 21:00, as celebrações continuam com um baile com a atuação de Nelson Santos, seguido de Deejay Mel.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.