“Fábrica da água” em Alcantarilha aberta ao público

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

Desde a sua captação até chegar às torneiras das casas, a água passa por uma complexa operação de limpeza. No dia 24 de maio, a Estação de Tratamento de Água de Alcantarilha vai estar aberta ao público para mostrar como funciona todo o processo

A Águas do Algarve tem vindo a promover regularmente uma iniciativa que consiste em “abrir as portas” das duas maiores estações de tratamento de água, em Tavira e Alcantarilha, de forma a serem visitadas por todos aqueles que “queiram aprender um pouco mais acerca de todo o minucioso processo que envolve o tratamento de água para consumo humano, desde que esta é captada até que chega às torneiras das casas de cada um de nós”.

No próximo dia 24 de maio, a empresa responsável pelo tratamento e abastecimento de água nos 16 concelhos algarvios vai promover mais uma visita às instalações de Alcantarilha, que inclui uma explicação teórica de todo o processo de tratamento da água.

- Publicidade -

“Será certamente uma viagem inesquecível por uma das nossas maiores «fábricas da água» – falamos da nossa Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alcantarilha”, salientam em comunicado os responsáveis da Águas do Algarve, frisando que “a água para consumo humano distribuída na região é de elevada qualidade”.

A ETA de Alcantarilha localiza-se no barlavento algarvio, a cerca de 10 quilómetros de Silves e a 12 quilómetros da barragem do Funcho, junto à localidade de Alcantarilha – Gare, sendo a sua capacidade máxima de produção de 259.000 m3/dia, com três linhas de tratamento em paralelo.

A água aqui tratada é proveniente da albufeira do Funcho e Odelouca, sendo posteriormente distribuída (em alta) aos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Loulé (Oeste), Silves e Vila do Bispo, todos pertencentes ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água ao Algarve, podendo se necessário, através da Estação Elevatória Reversível de Loulé, abastecer também o sotavento algarvio.

A visita à ETA de Alcantarilha, marcada para o próximo dia 24 de maio, insere-se na programação da Festa da Natureza 2013, um evento promovido em parceria com a Almargem e que pretende “promover os valores naturais da região algarvia e sensibilizar os cidadãos para a conservação desses mesmos valores”.

JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.