Farense comemora os 100 anos do Estádio de São Luís

ouvir notícia

O centenário do Estádio de São Luís vai ser assinalado pelo Farense na sexta-feira (1 de dezembro), prolongando-se até 2024 com uma exposição e um livro sobre a história do clube da I Liga portuguesa de futebol.

O Santo Stadium, denominação inicial do estádio, foi inaugurado oficialmente em 1 de dezembro de 1923, com a realização do jogo Farense-Sport Lisboa e Faro (4-1).

O recinto foi idealizado pelo empresário farense Manuel Silvestre Mendonça dos Santos, que havia feito fortuna nos Estados Unidos e, após o regresso à terra natal, adquiriu um terreno nos arrabaldes da cidade para construir um espaço para futebol e outros eventos.

- Publicidade -

Ao longo destes 100 anos, o Estádio de São Luís tornou-se a casa do Farense no escalão principal, recebeu quatro jogos da seleção portuguesa e partidas do Mundial de sub-20 de 1991, conquistado por Portugal, além dos concertos de Roxy Music, Dire Straits e Luciano Pavarotti, entre outros.

Na sexta-feira, às 12h00 horas, a efeméride será assinalada com o descerramento de uma placa comemorativa dos 100 anos, que homenageia Manuel dos Santos.

No sábado, durante o intervalo do jogo entre Farense e Vitória de Guimarães (15:30), da 12.ª jornada da Liga, será homenageado Pedro Benje, antigo guarda-redes que representou os algarvios no primeiro escalão na década de 70 do século passado.

Em 1 de abril de 2024, data do 114.º aniversário do clube, será inaugurada, no Palácio Belmarço, uma exposição sobre o centenário do Estádio de São Luís.

Trata-se de uma ideia do sócio e dirigente Pedro Gonçalves, vencedora da última edição do Orçamento Participativo de Faro, o que garantiu um apoio municipal de 30 mil euros para a sua realização.

Também durante o ano de 2024 será lançado um livro sobre a história do emblema de Faro.

Após 11 jornadas, o Farense ocupa o oitavo lugar da I Liga, com 16 pontos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.