“Farrobitos” entra na galeria dos melhores doces do mundo

ouvir notícia

Tal como os pastéis de Belém, as queijadas de Sintra ou os ovos moles de Aveiro, os farrobitos de Albufeira também pretendem ficar ligados à história da doçaria nacional e mundial. Esta receita original, confecionada com os melhores produtos do concelho, foi a grande vencedora do concurso Doce Típico de Albufeira, onde participaram 70 concorrentes

 

Farinha de alfarroba, amêndoa, mel (em substituição do açúcar) e azeite (em detrimento da manteiga). Estes são os ingredientes do grande vencedor do concurso Doce Típico de Albufeira, anunciado na quinta-feira, na câmara municipal.

- Publicidade -

Júlio David, 74 anos, é o criador dos “farrobitos de Albufeira”, uma receita original que se destacou entre os 70 concorrentes. “Inventei mais de uma dúzia de receitas até encontrar o doce perfeito, sem qualquer ajuda de livros ou receituários antigos”, revelou o pasteleiro, que passou “uma vida a fazer bolos” nas melhores pastelarias de Lisboa e de outros pontos do país.

O grande sonho de Júlio David, assim como da autarquia, é que este doce se torne a “cara” do concelho na área da doçaria, tal como os pastéis de Belém, as queijadas de Sintra, os ovos moles de Aveiro, as cavacas das Caldas da Rainha ou as rotundas de Viseu são para os seus municípios.

“É com muita emoção que vejo o meu doce representar o concelho”, afirmou o pasteleiro de 74 anos, que se dedica nos últimos anos à criação de “doces saudáveis”, apelando para que “continuem com a tradição da doçaria regional”. “Eu já estou velho”, frisou, de sorriso aberto…

(Toda a reportagem na edição em papel do Jornal do Algarve – dia 7 de abril)

Nuno Couto/Jornal do Algarve
Fotos: Rui Gregório (CMA)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.