Feira da Dieta Mediterrânica celebra 10 anos de inscrição na UNESCO

A gastronomia mediterrânica será um dos principais destaques

ouvir notícia

A Feira da Dieta Mediterrânica está de volta a Tavira, de 7 a 10 de setembro, comemorando o 10.º aniversário da aprovação da inscrição dos sete países que apresentaram a candidatura a Património Cultural Imaterial (PCI) da Humanidade pela UNESCO, anunciou a autarquia.

A candidatura foi aprovada em Baku, Azerbaijão, no dia 4 de dezembro de 2013, e também são celebrados os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do PCI, que ocorreu em Paris em 17 de outubro de 2003.

O programa incluirá uma feira institucional com a presença de outros países e instituições, exposições de artesanato e produtos tradicionais, mostras botânicas e de sementes, demonstrações gastronómicas, provas e petiscos, além de concertos ao vivo de música portuguesa e mediterrânica, trazendo representações da Argélia, França, Espanha, Marrocos e Itália.

- Publicidade -

Diversas atividades como oficinas, danças tradicionais, exposições, visitas ao património natural e seminários vão decorrer durante o evento, incluindo um seminário sobre “Inovação na Dieta Mediterrânica” no Centro de Experimentação Agrária de Tavira.

A gastronomia mediterrânica será um dos principais destaques, com restaurantes com menus mediterrânicos.

O programa inclui ainda manifestações culturais inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como os Caretos de Podence, o Cavaquinho, os Bombos, o Fado, o Cante Alentejano, o Teatro Dom Roberto, entre outros.

Haverá também atividades dedicadas ao público infantojuvenil, como espetáculos educativos, jogos tradicionais e oficinas ambientais, com a presença dos Jogos do Helder, das Companhias Krisalida, Historioscopio, Mãozorra, Rui Sousa Marionetas e Era uma vez Marionetas.

A 10 de setembro está agendada para as 10:00 a marcha e corrida da Dieta Mediterrânica, enquanto os claustros do Convento do Carmo acolhem exibições de cinema do Mediterrâneo durante os três dias do evento.

O Mercado da Ribeira vai acolher o espetáculo dos “Galandum Galundaina” com os Pauliteiros de Miranda, o palco do Castelo terá atuações de “Ars Nova Napoli” de Itália, o Jardim do Coreto receberá “Úlua” de Espanha e o destaque estará na Praça da República com Rui Veloso.

No dia seguinte, a fadista Carla Pires e o instrumentista Daniel Pereira Cristo apresentam “Da raiz ao Fado” no palco da lota, “Barrut” de França estarão no palco do Castelo, “Iskraria” de Itália estarão no Jardim do Coreto e a Praça da República acolhe a espanhola Estrella Morente.

O sábado contará com os “Diabo a Sete” no espaço da lota, “Duo Brotto Raibaud” de

Espanha no Jardim do Coreto, “Global Gnawa” de Marrocos no palco do Castelo e Camané

com a Orquestra do Algarve na Praça da República.

A finalizar, no domingo, dia 10, estarão “Os Ganhões de Castro Verde” e Paulo Ribeiro no palco da lota. “Lemma” da Argélia no palco do Castelo, e, na Praça da República, a portuguesa Carolina Deslandes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.