Feira da Terra dinamiza agricultura e mostra a arte de um povo

ouvir notícia

.

Divulgar os produtos da região e permitir a aquisição dos mesmos a um preço mais acessível, assim como promover os produtores locais e aproximá-los dos consumidores, são os grandes objetivos que levaram a câmara, os produtores e os artesãos de Aljezur a dinamizarem o ciclo Feira da Terra. Este ano, o certame volta a mostrar o que a região oferece de melhor em termos de produtos regionais.

O Espaço Multiusos de Aljezur (EMA) vai estar, todos os sábados de julho e agosto, repleto de motivos tradicionais. A Feira da Terra, que arranca já no próximo dia 7 de julho, entre as 8h00 e as 13h00, é um certame que tem como principal objetivo a promoção dos produtos agrícolas e tradicionais e uma oportunidade para os produtores e artesãos locais exporem e comercializarem os seus produtos e trabalhos.

“É uma feira onde se pode adquirir produtos naturais e de agricultura biológica, agroalimentares, como mel, enchidos ou a saborosa doçaria regional, e ainda produtos hortícolas e artesanato local e regional”, revela a organização, a cargo da autarquia aljezurense, em parceria com os produtores locais.

- Publicidade -

Segundo os mesmos, este certame tem como principal objetivo “a promoção do artesanato, dos produtos agrícolas e de algumas atividades económicas que valorizam os costumes do concelho de Aljezur potenciando, dessa forma, os valores culturais e sociais da nossa região”.

Assim, por entre o cheiro das morcelas e dos chouriços, a frescura dos legumes acabados de colher da horta ou da arte revelada em cada peça feita à mão pelos artesãos locais, em Aljezur vai poder saborear-se o que esta região gera de melhor.

O concelho é um dos locais no Algarve onde se conserva uma maior influência dos usos e costumes do mundo rural, persistindo ainda muitas tradições que passaram de geração em geração, até aos nossos dias.

Produtos com “sabor diferente”

Atualmente, as atividades mais comuns permanecem ligadas à agricultura, sendo as principais culturas a batata doce – a zona de Aljezur é hoje a maior e a mais importante região produtora deste tubérculo -, o milho, as leguminosas secas, o amendoim e a vinha.

“As condições ambientais únicas permitem o harmonioso crescimento das famosas raízes de pele castanho avermelhado e polpa amarela. O sol, as terras, as águas, o ar limpo e o clima de Aljezur fazem das nossas batatas – e de outros produtos agrícolas – produtos de sabor diferente quando comparado com os de outras regiões”, realçam os produtores locais.

Por outro lado, a Feira da Terra vai contar com a participação de vários artesãos que produzem a típica cestaria e as pitorescas colheres de madeira, que recordam os tempos da vida rural.

Neste concelho situado na costa ocidental do Algarve, as mulheres também continuam a produzir colchas e naperons de renda, assim como bolsas, mantas e tapetes de trapos, utilizando antigos padrões.

A cerâmica é outra das atividades artesanais em franca progressão em Aljezur, na qual se destacam alguns artesãos que produzem trabalhos de grande qualidade.

Dinamizar os negócios

Com o país a atravessar uma profunda crise económico-financeira, a organização espera que este ciclo Feira da Terra possa ser um bom ponto de partida para dinamizar mais o negócio em torno dos produtos genuinamente da terra.

É que, para muitos agricultores locais, a sua dedicação à agricultura mantém-se apenas por amor à terra, “porque os lucros já pouco compensam”, lamentam.

O certame vai permitir ainda aos visitantes adquirirem produtos que são vendidos diretamente pelos produtores, a preços mais acessíveis. Isto porque, nos tempos que correm, os produtores de Aljezur consideram que é cada vez mais importante as pessoas “saberem o que comem, quem e como se produz”.

“É um evento especialmente concebido para dar a mostrar os saberes e sabores tradicionais do mundo rural”, concluem os responsáveis.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.