Feira das Plantas em São Brás reflete sobre consumo de água

O evento tem entrada gratuita

ouvir notícia

A Feira das Plantas realiza-se dia 6 de abril, no Museu do Traje em S. Brás de Alportel, das 10h às 18h. O único objetivo é promover “jardins sustentáveis, sem recurso a grandes quantidades de água, partilhando o conhecimento e a preocupação com o futuro”.

A ênfase é dada às plantas do clima mediterrânico, que estão adaptadas a longos períodos de seca no verão, uma vez que é a época do ano em que estão dormentes (param o seu desenvolvimento). Deste modo, sobrevivem às elevadas temperaturas e à escassez de água.

Mesmo com alguma chuva, o Algarve acabou o mês de janeiro em situação de “seca hidrológica extrema”, com “níveis de água subterrânea significativamente baixos”, e as “albufeiras a 34% da sua capacidade”, informa comunicado. “Vivemos um período de seca como nunca se falou, particularmente no Algarve”, acrescenta.

- Publicidade -

A iniciativa surge também da perspetiva de que é “possível continuar a ter um jardim, um bonito jardim”. Conscientes dos problemas ambientais que já se fazem sentir e que “provavelmente se irão agravar nos próximos anos”, não querem transmitir uma mensagem “pessimista”, mas sim “apresentar alternativas possíveis”. “Usando as plantas certas, é possível um jardim sem rega, ou com um consumo muito limitado de água”, esclarecem.

A Feira irá proporcionar uma maravilhosa seleção de plantas para venda. Haverá plantas indígenas, árvores frutíferas e ornamentais, bem como conselhos sobre bonsais e ervas aromáticas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.