“Férias de agosto”, um novo livro do Dr. Eurico Gomes

«Esta gente que me rodeia é igual a mim», escreveu recentemente, em «Jornal do Algarve», no seu pedagógico e sempre desejado espaço «Simples», o conceituado médico Dr. Eurico Dias Gomes, um dos nomes maiores em diabetologia Europa em fora.

E foi essa mesma gente, «igual a mim» que, afectivamente o rodeou ali no acolhedor «David», paredes meias com o Mercado Municipal, para a apresentação do seu novo livro «Férias de Agosto». É o Minho (Minho, verde Minho, como diz o poema), sua sempre saudosa região onde nasceu, que vem até nós, em cada crónica acontecida.

O Neiva, Fão, as suas neblinas com um vasto sentido evocativo, a colarem-se a nós, como se lá estívessemos naquelas manhãs nevoentes, mesmo em pleno Agosto. É extraordinário o poder descritivo deste médico – escritor, na senda de outros clínicos que esmaltam a literatura portuguesa – Adolfo Rocha (Miguel Torga), Fernando Namora, o algarvio Emiliano da Costa e tantos mais.

Com preciosas gravuras ilustrativas do artista José Maria Oliveira (outro nortenho, que em boa hora veio até ao Sul), um criador de imagens apropriadas que mostra, uma vez mais manejar o lápis ou o pincel com a mesma facilidade e a mesma maestria com que dedilha os «fados de Coimbra».

O livro «Férias de Agosto» é autenticamente o ter o inolvidável prazer de entrar em conversa com o dr. Eurico Gomes, cuja simplicidade e partilha nos emocionam. Lê-se página após página e quando chegamos à derradeira frase («E partiu»), partimos também trazendo-nos agarrada «Cada ser, cada forma, cada nuvem, eram apenas esse mesma ser, essa mesma forma, essa mesma nuvem…).

Durante a apresentação da obra entoou algumas canções coevas com estas «Férias de Agosto» e com a maestria e poder de comunicabilidade como ele é mestre, o Afonso Dias, um «peregrino romeiro da arte de cantar em toda a parte».

Deixe um comentário

Exclusivos

Isilda Gomes: “Lutarei em qualquer parte pela defesa da região”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Em 2013, quando assumiu o primeiro mandato, disse ao...

Algarve prepara-se para dizer adeus às portagens

Após avanços e recuos, as portagens têm os dias contados. Há quem veja a medida como o triunfo da justiça na região e quem acuse o PS de “irresponsabilidade financeira”. Outros, ainda, adiantam que apenas se trata de uma transferência de pagamento para todos os contribuintes e que tira competitividade ao transporte ferroviário

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.