Ferragudo em suspense com “grandes obras por fazer”

ouvir notícia

Marina de Ferragudo, passeio ribeirinho, requalificação da baixa e reordenação do tráfego. Estas são as “grandes obras” que o presidente da junta de freguesia acredita que vão elevar a vila piscatória para outro patamar. Segundo Luís Alberto, estes projetos são cruciais para o desenvolvimento de Ferragudo. O problema é que as obras – anunciadas há já vários anos – ainda estão por concretizar.

Como encontrou a freguesia quando assumiu funções?

Estando no segundo mandato como presidente, encontrei a freguesia bem organizada, reflexo do trabalho efetuado nos últimos quatro anos. Contudo, existem bastantes obras nucleares para o desenvolvimento da freguesia, tais como a marina, o passeio ribeirinho, a reordenação de tráfego e a requalificação da baixa de Ferragudo, há anos reclamadas, que não dependendo de nós, se encontram por implementar.

Quantos habitantes tem a freguesia?

A vila possui cerca de 3.000 habitantes, possuindo apenas 1.790 eleitores, fruto do crescimento da segunda habitação e do aumento do número de estrangeiros que escolheram esta vila como sua. Contudo, como grande parte das povoações costeiras, no verão, a vila mais do que triplica a população, fruto das recentes unidades hoteleiras, bem como da existência do parque de campismo do CCL.

Como define a freguesia?

É uma vila que, no panorama das povoações à beira mar plantadas, soube manter o casario de típica vila piscatória. Nas suas ruas, becos e vielas ainda se respira o ambiente das antigas vilas piscatórias, aliado ao desenvolvimento da restauração e da hotelaria e serviços, pelo que pode dizer-se que possui o melhor que pode ter desses dois tipos de desenvolvimento, sendo um dos locais mais aprazíveis para viver e visitar do Algarve.

A marina, o passeio ribeirinho e as nossas propostas do centro comunitário, parque biológico e mais estacionamento, potenciarão essas qualidades e trarão estruturas únicas, de forma a que mesma se distinguia dos restantes aglomerados turísticos do Algarve.

Quais as obras de maior relevância que foram feitas nos últimos anos?

As grandes obras que elevarão a freguesia para outro patamar ainda estão por fazer, conforme referi atrás, mas ressalva-se como obras que permitiram elevar a qualidade de vida dos fregueses, o novo edifício do jardim de infância, a nave desportiva, o início da requalificação do Jardim do Regato, a renovação do edifício da junta de freguesia, os balneários da Praia Grande e o seu posto de enfermagem, bem como a requalificação do adro da igreja e dos sanitários públicos da freguesia, aliados à requalificação dos seus bares de apoio. A iniciativa privada também deu o seu contributo com o aparecimento de mais duas unidades hoteleiras, bem como a implementação de clínicas de saúde e a duplicação das entidades bancárias existentes, para além da nova creche, fruto do trabalho de uma IPSS local.

O que é que faz mais falta à freguesia neste momento?

Uma das grandes necessidades das pessoas da freguesia, dos casais jovens e daqueles que têm menos possibilidades, é adquirir uma casa para morar em condições condignas na freguesia, sem despender os elevados valores que hoje em Ferragudo são pedidos por um apartamento, face ao seu grande desenvolvimento e potencial turístico. Relativamente a novos investimentos, nós defendemos em primeiro lugar a necessidade de requalificação do casco urbano tradicional, de forma que sejam mantidas as suas características típicas, permitindo uma maior mobilidade das pessoas através de uma requalificação urbana, onde os espaços públicos fossem dotados de mais e melhor iluminação, equipamentos e zonas verdes, o que traria mais turismo a Ferragudo e desenvolveria o comércio tradicional. É necessário conquistar os passeios e ruas para as pessoas circularem, de forma a levar as pessoas ao comércio local.

Conjuntamente, e conforme o projeto por nós já apresentando, a criação de um parque de estacionamento junto à baixa de Ferragudo, permitiria resolver o problema do estacionamento da vila, trazendo a esta mais pessoas de visita, bem como um maior número de autocarros de turistas que atualmente não possuem condições para estacionar próximo do casco urbano tradicional.

Está prevista a concretização de algum projeto importante num futuro próximo?

Uma obra de responsabilidade da freguesia que queremos efetuar neste mandato é a construção do centro comunitário, no antigo parque de jogos da vila, junto ao adro da igreja. Este potenciará a vinda de um maior número de pessoas à vila, logo maior volume de negócio para os comerciantes e uma maior empregabilidade. Esta estrutura, com uma magnífica vista sobre o rio, além de permitir a dotação do agrupamento de escuteiros de uma sede, permitindo também um maior número de salas para usufruto da paróquia e associações, será também um pólo para realização de iniciativas de empresas e de atividades ligadas ao rio Arade.

Que medidas têm sido tomadas na área social para apoiar a população nestes tempos de crise?

Relativamente ao que a junta de freguesia com o seu magro orçamento pode fazer, é como perguntar a um detentor de rendimento mínimo se pode augurar comprar o Mercedes, pois das transferências do orçamento geral do Estado, a freguesia de Ferragudo é a que recebe menos do concelho de Lagoa e a sexta que menos recebe no Algarve, pelo que só com a criação

de sinergias geradoras de receitas é que poderemos no futuro apoiar mais a população.

Ainda assim, no terreno, para além do recurso à captação de desempregados via contratos de emprego com o IEFP, disponibilizamos ainda os nossos balneários para banhos quentes, bem como o nosso armazém para receção de produtos e materiais a doar a terceiros.

No âmbito do empreendedorismo, já fomentamos ações de formação do microcrédito e estamos neste momento a desenvolver ações para a criação de uma horta comunitária, onde os mais necessitados, possam vir a cultivar para consumo próprio legumes e vegetais.

Simultaneamente, estamos a trabalhar para que os pescadores profissionais da vila possam possuir no futuro instalações condignas para desenvolver a sua atividade, bem como desde logo possuírem apoio para o tratamento e lavagem dos seus apetrechos e embarcações.

Como é que perspetiva o futuro da freguesia?

Quero apenas pensar que será bastante risonho, pois espero que os investimentos projetados e em carteira se venham a verificar, o que trará mais qualidade de vida e mais visitantes à freguesia, podendo os ferragudenses contar sempre com o presidente de junta para defender os seus interesses.

Que locais aconselha a visitar na freguesia?

Para além do casco urbano tradicional, onde existe grande parte do comércio e da boa restauração desta vila, com uma subida pelas ruelas rumo à Igreja de Ferragudo onde poderão admirar exemplares de arte sacra, sugiro uma visita às nove praias da freguesia e às suas zonas envolventes, para poderem desfrutar da grande parte da flora e fauna ai existente.

Deixe uma frase ao povo da freguesia…

A sorte está enamorada dos eficientes.” Se soubermos aplicar o melhor de nós mesmo àquilo que fazemos e amamos, certamente o futuro nos dará alegrias e desenvolvimento para a terra que nos viu nascer.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Isilda Gomes: “Lutarei em qualquer parte pela defesa da região”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Em 2013, quando assumiu o primeiro mandato, disse ao...

Algarve prepara-se para dizer adeus às portagens

Após avanços e recuos, as portagens têm os dias contados. Há quem veja a medida como o triunfo da justiça na região e quem acuse o PS de “irresponsabilidade financeira”. Outros, ainda, adiantam que apenas se trata de uma transferência de pagamento para todos os contribuintes e que tira competitividade ao transporte ferroviário

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...

Portimonense derrota Farense mas ainda não garantiu permanência na 1.ª Liga

O Portimonense defrontou fora, na última jornada do campeonato, o rival Farense, tendo conseguido...

Transporte de passageiros nos aeroportos nacionais cresce 5,9% no 1.º trimestre

Os aeroportos nacionais movimentaram 13,6 milhões de passageiros no primeiro trimestre, uma subida homóloga...

Gouveia e Melo aponta para aumento de missões de acompanhamento de navios russos

O número de missões de acompanhamento de navios russos durante a passagem por águas...

Aumentar qualidade de vida dos doentes é objetivo da Aliança para o Cancro do Pulmão

O cancro do pulmão constitui a principal causa de morte relacionada com cancro em...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.