Festival de Caminhadas do Algarve leva mais de 200 pessoas ao Ameixial

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
O evento decorreu ao longo de três dias e incluiu caminhadas fotográficas (FOTO: Andreia Pintassilgo)

Foi em espírito de festa que se comemorou o término da segunda edição do Festival de Caminhadas do Ameixial, com a promessa de regressar para o próximo ano à pequena e simpática aldeia do Ameixial, no concelho de Loulé e em plena Serra do Caldeirão.

O festival acolheu mais de 200 participantes, nacionais e estrangeiros, e também jornalistas internacionais da imprensa especializada que se deslocaram através de uma iniciativa da ATA (Associação de Turismo do Algarve).

Os amantes das caminhadas puderam usufruir de três dias intensos de natureza, convívio e contacto com a população, património e cultura serrana.

- Publicidade -

O evento incluiu a realização de treze caminhadas de reconhecimento dos valores naturais e culturais da zona, duas atividades de trail running, uma visita guiada à exposição “Quem nos escreve desde a Serra”, três workshops técnicos, um workshop para crianças, um peddy-paper para famílias, uma tertúlia sobre a história das caminhadas no Algarve e um baile dançante.

Abrigo de montanha inaugurado

No último dia, o vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé e o presidente da Junta de Freguesia do Ameixial inauguraram o “AMA Ameixial”. Trata-se de um abrigo de montanha que se constitui como um polo fundamental para a dinamização de atividades de natureza nesta região, uma vez que disponibiliza aos praticantes de caminhadas, de btt e apreciadores da natureza, um espaço de alojamento devidamente equipado, com quartos em regime de camarata, cozinha, wc, com capacidade para acolher até a um máximo de 16 pessoas.

Além dos três dias de animação naquela pequena localidade do interior, na “fronteira” com o Alentejo, o segundo Festival de Caminhadas do Algarve teve também um importante impacto económico na aldeia. Os cafés foram incansáveis a servir pequenos-almoços, merendas, almoços, lanches e jantares aos caminhantes e à organização. De acordo com os responsáveis, em termos de receitas representou um valor superior a 1500 euros para os pequenos estabelecimentos locais.

O promotor desta iniciativa foi a Câmara Municipal de Loulé, enquanto a organização esteve a cargo da ProActiveTur e do Projecto Estela. Contou com o Apoio da Junta de Freguesia do Ameixial, do Projecto TASA, do Projecto Querença, do Clube Ameixialense e da Direção-Geral do Património Cultural.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.