Foco de legionella pode estar nas torres de refrigeração da Adubos de Portugal

ouvir notícia

.

Antecipando-se à comunicação agendada para esta tarde por parte das autoridades de saúde pública, o ministro do Ambiente disse aos jornalistas que o foco do surto de legionella que tem alarmado o país pode estar relacionado com as torres de refrigeração da empresa Adubos de Portugal, em Vila Franca de Xira.

O governante, que falava em Leiria, adiantou que “foi decidido desencadear uma ação inspetiva extraordinária relativamente à empresa Adubos de Portugal. Essa ação inspetiva vai ocorrer nas próximas horas, para averiguação de eventual crime ambiental por libertação de microrganismos no meio ambiente”, afirmou o governante, em Leiria. Mas o ministro do Ambiente sublinha, contudo, não ser de “descartar definitivamente outras hipóteses”.

Moreira da Silva advertiu que se está “perante amostras e análises que estão ainda em cultura”, pelo que “os resultados definitivos ainda demorarão algumas horas”. “Mas tendo em atenção as análises que foram feitas, tanto no sábado como novamente no domingo, consideramos que um grau de probabilidade mais elevado está associado às torres de refrigeração e, no âmbito das torres de refrigeração, concretamente em relação a esta empresa”, explicou Jorge Moreira da Silva.

- Publicidade -

O governante sublinhou ainda que “o foco está controlado desde o momento em que se decidiu no terreno que as torres de refrigeração, mesmo sem análises comprovativas que apontassem para a presença de legionella”, fossem encerradas no domingo.

O surto de legionella foi detetado sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira. Cinco pessoas morreram e há 235 casos identificados. Um dos casos tem que ver com um paciente que saiu de Vila Franca de Xira há 24 dias e que foi internado no Porto esta segunda-feira. Ou seja, a bactéria estará na zona há pelo menos três semanas .

O Expresso noticiou entretanto a existência de um caso no Hospital Amadora-Sintra que não está relacionado com Vila Franca .

A Organização Mundial de Saúde já declarou que o atual surto é ” uma grande emergência de saúde pública “.

Estudos epidemiológicos revelam que a doença dos legionários só atinge 10% das pessoas expostas. Com o surto no concelho de Vila de Franca Xira a ultrapassar os 200 casos, os médicos estimam que 2500 pessoas tiveram contacto com a bactéria legionella

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.