Fotojornalista João Porfírio vence Prémio Gazeta de Fotografia

O prémio é uma iniciativa do Clube de Jornalistas

ouvir notícia

O fotojornalista algarvio João Porfírio venceu na terça-feira, dia 3 de outubro, o Prémio Gazeta de Fotografia, com os seus trabalhos da reportagem “Ucrânia – Os primeiros 75 dias de guerra”, anunciou o Observador.

Este que é considerado como um dos prémios mais importantes do jornalismo português foi entregue ao antigo colaborador do JA natural de Portimão, relativamente a fotografias publicadas entre os dias 24 de fevereiro e 13 de junho do ano passado, que retratam as cidades de Kiev, Bucha, Irpin, Borodianka, Hostomel, Kharkiv, Mikolaiv, Odessa e Lviv.

“As fotografias nesta seleção mostram um conflito que ainda não terminou. Esta guerra no centro da Europa tornou-se parte da rotina, mas não deve cair no esquecimento, como se fosse banal vermos homens, mulheres e crianças a morrerem diariamente, vitimas de bombardeamentos, nas suas cidades, vilas e aldeias, a 4 mil km de Portugal”, disse o júri.

- Publicidade -

O prémio é uma iniciativa do Clube de Jornalistas, que recebeu um total de 90 trabalhos para o concurso, entre fotografia, multimédia, texto, televisão e rádio.

“É uma reportagem que pretende mostrar os vários lados da guerra: quem morre, quem sobrevive e chora os mortos, quem abandona o seu país e a sua família para fugir à guerra e o perigo que chega muitas vezes dos céus contra a casa de civis”, acrescenta o júri.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.