Frelimo ganha em Maputo. Confrontos em Quelimane fazem um morto

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

O candidato da Frelimo à presidência do município de Maputo, David Simango, obteve 92.170 votos contra 62.799 votos conquistados por Venâncio Mondlane do MDM, de acordo com os dados do STAE, citados pela AIM no portal Sapo Moçambique.

Já Daviz Simango, líder do Movimento Democrático de Moçambique – MDM, o maior partido da oposição a concorrer a este ato eleitoral, obteve uma vitória retumbante no município da Beira, recolhendo mais do dobro dos votos obtidos pela Frelimo.

O incidente mais grave do dia de hoje ocorreu em Quelimane durante a celebração da vitória do candidato do MDM, Manuel Araújo. O jornal “Canalmoz” escreve na sua página do Facebook que a Força de Intervenção Rápida (FIR) “acaba de assassinar (…) um cidadão que estava na “caravana da vitória” de Manuel de Araújo (…) quando a longa caravana passou pela frente da casa do Governador da Zambézia, que é membro da Frelimo”.

- Publicidade -

“A FIR que está de guarda na residência do Governador simplesmente abriu fogo contra a caravana e assassinou um cidadão com um tiro na cabeça”, adianta o “CanalMoz”.

Frelimo conquista Sul do país e treme no Norte

A Frelimo, partido no poder desde a independência de Moçambique, lidera a contagem parcial dos votos das eleições autárquicas a nível nacional. Os resultados conhecidos foram divulgados ao fim do dia hoje pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE).

A Frelimo e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), seu principal opositor, concorreram a todas as 53 autarquias neste ato eleitoral.

Em Maputo, só estão contados 473 mesas de votos, ou seja 55% dos votos depositados no total das 861 mesas de voto do município.

Na cidade satélite da Matola o candidato da Frelimo, Calisto Cossa, também vai à frente com “52.005 votos contra os 40.320 do seu rival Silvério Ronguane, do MDM”, refere a Agência de Informação de Moçambique – AIM.

Em Quelimane, província da Zambézia, venceu Manuel de Araújo do MDM, com um total de 5.756 votos contra 2.479 do candidato da Frelimo, Abel Albuquerque, segundo a AIM.

Na Beira, a segunda maior cidade de Moçambique, o líder do MDM, Daviz Simango, foi reeleito por uma margem muito confortável de “51536 votos contra 21411 do seu rival da Frelimo, Jaime Neto. Este é resultado da contagem em 185 mesas de voto, de um total de 191 montadas”, escreve a AIM.

Manuela Goucha Soares (Rede Expresso)

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.