Fundação alemã doa mais de um milhão de euros ao CHUA para “ajudar a concretizar sonhos”

O donativo tem um prazo de execução de um ano

ouvir notícia

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recebeu esta quarta-feira, dia 22, um donativo da Fundação Dieter Morszeck no valor de um milhão e 500 mil euros, anunciou o centro hospitalar.

O donativo da fundação alemã vai apoiar “projetos estruturantes para o CHUA”, dos quais se destacam o Centro de Desenvolvimento Pediátrico e a Reabilitação Intensiva, a nova estrutura para a criação de raiz do Centro de Procriação Medicamente Assistida (PMA) e múltiplas melhorias na área da Oftalmologia.

De acordo com Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração, “este donativo vai beneficiar, sobretudo, projetos ligados à área da pediatria, desde o Centro de Desenvolvimento Pediátrico até à Procriação Medicamente Assistida, como as áreas de fisioterapia para crianças com algum tipo de patologia e equipamentos que permitem fazer diagnósticos que, até este momento, não eram possíveis”. O objetivo é que “as crianças possam fazer todo o seu percurso terapêutico no Algarve, sem terem de deixar a região. Ou seja, capacitar a região para tratar melhor as nossas crianças”, refere.

- Publicidade -

Já o presidente da Fundação, Dieter Morszeck, salientou “a importância de poder ajudar as crianças, que são o nosso futuro. Com este projeto vamos realizar alguns sonhos e eu tenho muito orgulho em vos poder ajudar”. Com investimentos em vários setores, por todo o mundo, este é o segundo projeto na área da saúde em Portugal apoiado por Dieter Morszeck.

Também Alexander Rathenau, cônsul-honorário da República Federal da Alemanha, destacou a iniciativa como “um exemplo da parceria entre Portugal e a Alemanha”, agradecendo o donativo à Fundação e ao Conselho de Administração “o facto de terem aceitado este desafio” e levarem “por diante os projetos”.

A apresentação dos objetivos deste protocolo esteve a cargo do vogal executivo do Conselho de Administração, Paulo Neves, que sublinhou a responsabilidade de receber um donativo que tem como prazo de execução o mês de fevereiro de 2024 e que “é focado nos jovens e na infância, mas que é transversal a todas as unidades do CHUA e pretende dar a todos uma melhor oportunidade para o futuro”. “Por cada euro agora doado, o CHUA deverá realizar o mesmo valor de investimento, duplicando o valor”, afirmou.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.