Futebol: Algarve terá menos duas equipas nos campeonatos nacionais

ouvir notícia

.

A região continua sem representantes na Primeira Liga, mas continua com três emblemas na Segunda Liga e volta a estar representada na 1.ª Divisão do Campeonato Nacional de Juniores. Haverá menos uma equipa algarvia nos campeonatos de seniores e, também, menos uma nos escalões de formação. Na próxima época haverá oito equipas do Algarve na Taça de Portugal

DOMINGOS VIEGAS

O balanço da última época futebolística revelou-se, de certa fora, negativo para o futebol algarvio, já que a região viu serem despromovidas seis equipas aos distritais (duas seniores e quatro dos escalões de formação) e só sobem quatro, uma por cada escalão. No entanto, na próxima temporada o Algarve volta a contar com uma equipa na 1.ª Divisão de Juniores (sub-19).

- Publicidade -

Em relação aos campeonatos profissionais, a região continuará a estar representada apenas na Segunda Liga, já que Portimonense, Farense e Olhanense garantiram a manutenção. Destaque para o emblema de Portimão, que chegou a estar na luta pela subida à Primeira Liga, mas acabou por perder gás na última fase da prova.

O Olhanense chegou a ver pairar o fantasma da descida, mas conseguiu recuperar a tempo e obteve a salvação a poucas jornadas do final. O Farense teve um campeonato mais tranquilo e foi a segunda equipa algarvia a garantir a manutenção, logo depois do Portimonense.

Campeonato Nacional de Seniores

No Campeonato Nacional de Seniores (CNS), o Louletano garantiu a manutenção logo na primeira fase da competição. O Lusitano FC, de Vila Real de Santo António, também conseguiu a manutenção, mas teve que disputar a fase de permanência. Pior sorte tiveram Quarteirense e Ferreiras, que foram despromovidos.

A subida do Almancilense, campeão distrital, faz com que o Algarve esteja representado na próxima temporada do CNS com três equipas, ou seja, menos uma do que na última época.

Escalões de formação

Em relação aos escalões de formação, as três subidas habituais, uma por cada escalão (juniores, juvenis e iniciados), não foram suficientes para colmatar as quatro despromoções, o que significa que a região terá menos uma equipa nestas provas nacionais.

Mas nem tudo foi negativo entre as equipas de jovens. O Portimonense subiu à 1.ª Divisão do Campeonato Nacional de Juniores (sub-19), uma promoção que marca o regresso das equipas do Algarve a esta competição. Na 2.ª Divisão do Campeonato Nacional de Juniores, registou-se a permanência de Farense e Olhanense. Louletano e S. Luís foram despromovidos aos distritais e o Quarteirense vai ocupar uma daquelas duas vagas já que se sagrou campeão do Algarve.

O futebol algarvio continuará a estar representado por duas equipas no Campeonato Nacional de Juvenis (sub-17). O Imortal garantiu a manutenção e o Quarteirense desceu aos distritais, mas será substituído pelo Louletano, novo campeão do Algarve daquele escalão.

No Campeonato Nacional de Iniciados (sub-15), a região manterá sete equipas. Olhanense, Portimonense, Imortal, Farense, Esperança de Lagos e Louletano permanecem, o Lusitano FC desceu aos distritais e o Quarteirense subiu ao proclamar-se campeão do Algarve.

Oito equipas na Taça de Portugal

Na próxima temporada, o Algarve estará representado na Taça de Portugal por oito equipas devido às novas regras lançadas pela Federação Portuguesa de Futebol. Além das seis formações que disputam os campeonatos de seniores (Segunda Liga e CNS), a região contará ainda com o Moncarapachense, segundo classificado no campeonato distrital, e com o Lagoa, que venceu a Taça do Algarve.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.