Governo acaba com a Parque Expo

ouvir notícia

Empresa vai ser extinguida e Pavilhão Atlântico privatizado. Oceanário fica nas mãos do Estado.

O Governo vai fechar a empresa Parque Expo, considerando que “é um mau exemplo que não pode continuar”. A decisão foi adiantada esta sexta-feira pela ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo semanário Sol. A ministra explicou ao jornal que “a Parque Expo é um mau exemplo que não pode continuar. Foi uma empresa criada para determinado fim e foi acumulando competências para autojustificar a sua manutenção”.

- Publicidade -

Assim, e já em declarações à TSF, Assunção Critas argumentou que “o principal motivo é reconduzir à razão inicial da Parque Expo, que existiu para urbanizar aquela zona de Lisboa com vista à exposição de 1998. Temos aqui um exemplo de uma estrutura que nasce para um fim e que depois se vai eternizando, vai ganhando novas competências, vai-se mantendo com estruturas pesadas que já não se justificam, quando olhamos para aquilo que devem ser as funções do Estado”.

A decisão do Executivo foi comunicada ontem à gestão da empresa criada em 1993. A Parque Expo foi integrada no setor empresarial do Estado com a missão inicial de construir, explorar e desmantelar a Expo’98. A empresa tinha ainda a função de pôr em prática a reconversão urbanística da zona envolvente, hoje conhecida como Parque das Nações.

O Oceanário de Lisboa fica nas mãos do Estado, porque “é auto-sustentável e tem uma função relevante no desígnio do mar e da economia do mar”, disse a ministra ao Sol.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.