“Grandes obras abrem grandes perspetivas de futuro”

ouvir notícia

O presidente da junta do Parchal, Carlos Ramos, considera que a freguesia mudou muito nos últimos anos, contando agora com “outras potencialidades que não existiam até aqui”. O autarca refere-se à oferta de habitação, ao Centro de Congressos do Arade, ao Estádio Municipal da Belavista e aos dois parques industriais que abrem “grandes expectativas para o futuro”. No entanto, faltam estacionamentos e ainda é preciso “melhorar o trânsito” na vila.

Como encontrou a freguesia quando assumiu funções?

Encontrei a freguesia tal como desejaria vê-la, organizada de forma coerente fruto de uma gestão séria e que conseguiu estar perto de quem precisa, realizando as obras necessárias e reivindicando outras às instituições superiores.

- Publicidade -

Quantos habitantes tem a freguesia?

O valor aproximado de habitantes será neste momento de 4.500, no entanto, estarão recenseadas cerca de 3.000 pessoas.

Como define a freguesia?

Parchal é freguesia desde 1997. Teve nos últimos anos um enorme desenvolvimento ao nível da oferta de habitação, mas também na área económica, graças à existência de dois parques industriais, o que nos deixa grandes expectativas para o futuro. Recentemente, com investimentos em grandes obras, nomeadamente o Centro de Congressos do Arade e o Estádio Municipal da Belavista, o Parchal passou a ter outras potencialidades que não existiam até aqui.

Quais as obras de maior relevância que foram feitas nos últimos anos?

Foram efetuadas grandes obras que vieram alterar o cenário desta freguesia, tais como o Pavilhão do Arade, o Estádio da Belavista e o cemitério (ainda em construção). No entanto, outras obras tiveram também capital importância, como foi o exemplo da resolução do problema das águas pluviais no Bairro Che Lagoense, que veio acabar com as persistentes inundações das habitações naquela zona.

O que é que faz mais falta à freguesia neste momento?

Poderia enumerar um conjunto de grandes necessidades. Mas, se nos próximos tempos for implementado uma nova rede de transportes e for aberta uma farmácia, considero que muitos dos problemas serão resolvidos.

Está prevista a concretização de algum projeto importante num futuro próximo?

A implementação do plano de navegabilidade do rio Arade poderá ser a obra de maior importância. No entanto, era desejável ver um olhar mais arrojado e virado para necessidades futuras, isto é, realizar obras e investimento não apenas pensando no dia de hoje, mas também no dia de amanhã. Estamos convictos que uma revitalização dos espaços urbanos em toda a freguesia é uma necessidade. Por outro lado, é imperativo que se repense o trânsito no interior da vila, assim como a falta de estacionamento e as péssimas condições de circulação para peões.

Que medidas têm sido tomadas na área social para apoiar a população nestes tempos de crise?

Apesar das conhecidas limitações financeiras, temos procurado estabelecer prioridades e desenvolvemos alguns projetos, nomeadamente a entrega de cabazes de Natal a famílias carenciadas, o banco de troca de bens, roupas, brinquedos, calçado, etc., a realização de fóruns e seminários sobre a temática da pobreza e da exclusão social, para além do apoio financeiro que anualmente é dado às instituições que dão apoio social.

Como é que perspetiva o futuro da freguesia?

A freguesia do Parchal precisa que o desenvolvimento dos últimos anos a nível urbanístico seja sustentado pela criação de infraestruturas de apoio, nomeadamente aos mais idosos e às famílias. Esta realidade cria na população da freguesia do Parchal a certeza de que vale a pena viver nesta terra. Logo, continuo a perspetivar um futuro de esperança para a nossa freguesia.

Que locais aconselha a visitar na freguesia?

Apesar de não se tratar de uma freguesia turística ou de elevados índices culturais no que diz respeito ao património, pensamos que a obra conseguida já é um sinal de que há muito para ser visitado, sem nunca deixarmos de pensar no enorme potencial que o rio Arade teve e terá certamente no futuro.

Deixe uma frase ao povo da freguesia…

Deixo uma mensagem de esperança num futuro melhor para todos. Todos vamos continuar a trabalhar para que a nossa terra tenha mais qualidade.

 

FICHA PESSOAL:

Nome: Carlos Manuel dos Reis Ramos

Idade: 46 anos

Eleito presidente da junta em: 2005

Partido: Partido Socialista

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.