Hidrogénio verde vai ser tema central no Climathon’23 em Faro

ouvir notícia

Faro vai juntar-se a várias centenas de cidades, vilas e regiões de todo o mundo, que nos próximos dias 15 e 17 de dezembro, logo a seguir ao Dubai Climate Change – COP 28, vão debater projetos de iniciativa cidadã sob o tema global das Alterações Climáticas. No caso da capital algarvia, o tema a debate será no âmbito da Aceleração da Transição para o H2 Verde, o Desafio das Águas, anunciou a organização

A iniciativa vai contar a participação de professores e estudantes de institutos e universidades técnicas portuguesas ligadas à engenharia, ao ambiente, à economia e às ciências sociais, que, em conjunto, irão contribuir para a discussão numa “maratona” de ideias, num modelo conhecido como ‘Hackathon Design Thinking’.

Para esta edição estão confirmadas as mentorias de Manuela Moreira da Silva da Universidade do Algarve/Instituto Superior de Engenharia, de António Mortal, coordenador no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve e administrador da AREAL e do diretor regional da Administração da Região Hidrográfica do Algarve da Agência Portuguesa do Ambiente, Pedro Coelho.

- Publicidade -

A realização deste evento deve-se à iniciativa da empresa Mezzegra Green Energy, sedeada no Algarve, que, pelo segundo ano consecutivo, depois de no ano passado ter realizado a iniciativa em Alcoutim, obteve a licença da sua organização, este ano em Faro.

Paulo Bernardo, CEO da Mezzegra Green Energy afirma que “foi com muita alegria que conseguimos trazer de novo para o Algarve esta iniciativa, e nos juntamos as mais de 600 localidades que pelo mundo fora que se juntaram ao movimento que tem como finalidade trazer novas ideias para resolver problemas ambientais, como exemplo temos nesta edição Berlim, Buenos Aires, e Sevilha”.

O Climathon resulta de uma iniciativa da Agência de Inovação da UE (EIT), no programa Inovação para as Alterações Climáticas (https://www.climate-kic.org/), no âmbito do qual se organizam concursos de inovação (presenciais ou virtuais) para abordar questões locais relacionadas com as alterações climáticas globais, tais como energia, mobilidade, resíduos, cobertura florestal e utilização sustentável dos recursos hídricos. Os concursos climáticos têm lugar por localidade/cidade, sob licença do programa da agência, com a organização e coordenação da equipa licenciada.

O programa acaba por promover a localidade onde se realiza e os participantes vencedores do concurso no ecossistema europeu de inovação, com exposição mediática e acesso a fundos e investidores.

O Climathon resulta na maior Hackathon do mundo, que cresceu organicamente devido à capacidade empreendedora e de interlocução dos licenciados em cada localidade. Ainda assim, com base na cidade e muito dependente da capacidade de organização e realização dos diplomados, representa um grupo de cidades que acabam por se destacar como vetores regionais e no estabelecimento de polos de inovação.

Inscrições podem ser feitas aqui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.