Investigador da UAlg recebe 1 milhão para ajudar crianças com doenças raras

O novo projeto foi apresentado pelo investigador em Liubliana, na Eslovénia

ouvir notícia

O investigador principal do Algarve Biomedical Center Reserach Institute e docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve (UAlg), Clévio Nóbrega, recebeu um milhão de euros para desenvolver uma terapia genética e ajudar crianças com doenças raras, anunciou a instituição de ensino.

O novo projeto foi apresentado pelo investigador em Liubliana, na Eslovénia, enquanto outro, com financiamento em mais de um milhão de euros e intitulado “CureCSB – Development of a Gene Therapy for Cockayne Syndrome Type B”, vai desenvolver terapias genéticas para doenças raras em contexto pré-clínico a nível internacional.

De acordo com Nejc Jelen, presidente da Associação Viljem Julijan para Crianças com Doenças Raras, “as doenças genéticas muito raras destroem a vidas das crianças afetadas e das suas famílias. Para esta doença em particular, não havendo cura ou tratamento, sendo, por isso, mortal até agora, não havia esperança nem para os pacientes nem para as suas famílias. Neste momento sentimos que existe esperança e, na nossa associação, estamos muito felizes e entusiasmados por podermos financiar a investigação de Clévio Nóbrega. Acreditamos que este trabalho é muito importante e que resultará numa terapia genética que salvará, no futuro, a vida de crianças nascidas com esta doença e outras doenças raras”.

- Publicidade -

Clévio Nóbrega disse que “este novo financiamento possibilita a criação de uma plataforma para o desenvolvimento de terapias génicas para doenças raras, que será única a nível nacional e inovadora a nível europeu. É um desafio único para o nosso laboratório, centro de investigação e universidade, mas, com o apoio e empenho abriremos caminho para verdadeira inovação e translação de resultados da investigação para a sociedade”.

O grupo de investigação conta já com o apoio de especialistas tanto na área clínica como na área farmacêutica, “garantindo, desde logo, uma estreita interação com as entidades reguladoras com vista à aplicação da terapia génica em contexto de ensaio clínico”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.