Israel pede desculpa à Turquia

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

A visita de Obama a Israel começa a dar frutos. O primeiro-ministro Netanyahu telefonou ao homólogo turco e pediu desculpas pelo ataque de 2010 à frota humanitária. Segue-se a normalização das relações.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu hoje “desculpa” ao povo turco por “erros operacionais” que levaram à morte de nove cidadãos turcos, em 2010, que seguiam a bordo de uma frota humanitária que tentava chegar à Faixa de Gaza.

Netanyahu telefonou ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, hoje de manhã, quando o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, terminava a sua primeira visita oficial a Israel.

- Publicidade -

O chefe do Governo israelita informou Erdogan que Israel concorda em pagar compensações às famílias das vítimas. O jornal turco “Today’s Zaman” confirmou que Erdogan aceitou as desculpas.

Israel e Turquia acordaram ainda “normalizar as relações diplomáticas entre ambos, incluindo o regresso dos embaixadores e o cancelamento de processos judiciais contra soldados das Forças de Defesa de Israel”.

O diferendo remonta a 31 de maio de 2010, quando comandos israelitas tomaram de assalto uma frota de seis embarcações que tentava quebrar o bloqueio israelita a Gaza. Nove ativistas turcos foram mortos, a bordo do navio Mavi Marmara.

Um inquérito ao incidente concluiu que Israel violou o direito humanitário internacional.

O bloqueio a Gaza dura desde 2007, ano em que o movimento islamita Hamas tomou o poder através de um golpe.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.