JOÃO LEAL

 

CRÓNICA DE FARO

Geleate Canau, um homem de bem

Causou profunda consternação a morte de um dos mais dedicados interventores na área social da comunidade farense, nas últimas décadas, o cacelense dr. Geleate António Canau que de modo próprio à frente da prestigiada UATI (Universidade do Algarve da Terceira Idade) desenvolveu uma acção digna de vivos e justos encómios.

Cursou a extinta Escola do Magistério Primário de Faro, havendo exercido o professorado e mais tarde licenciou-se em Sociologia, aposentando-se da função pública como técnico superior do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional). Exerceu diversas funções no concelho de Faro, entre as quais a de Presidente da Assembleia Municipal, de que foi membro em vários mandatos eleito pelo partido em que militou e se assumiu sempre, o PS (Partido Socialista).

Fazendo da humildade própria uma das suas grande virtudes, era um homem de consenso generalizado, procurando sempre construir pontes entre todos e levar por diante a concretização de obras ditadas por um espírito de justiça social e de fraternidade.

Uma referência queremos fazer às “Jornadas Gereontológicas” que, todos os anos, em Outubro, promovidas pela benemerente PROVECTUS (Associação de Apoio à Terceira Idade) decorrem em Faro, como fórum aberto e com a intervenção de cotados mestres, dedicado ao estudo e problemas da Terceira Idade.

Foi também um dedicado colaborador da Imprensa Regional, incluindo o “Jornal do Algarve”, regionalista assumido que o era, na plena concretização do ideário legado por José Barão e considerando a defesa dos interesses da Terra Mãe com uma das suas grandes apostas.

Após o ato religioso realizado na Igreja Paroquial de São Luís, onde o corpo do sempre e honrado mestre esteve em câmara ardente, o seu funeral efetuou-se para o cemitério de Vila Nova de Cacela.

Que descanse em paz quem na Terra soube com dignidade e empenho, trabalho e saber, dedicação e espírito de servir ideias maiores cumprir a sua missão.

 

 

 

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.