José Velos, arquiteto e anti-fascista, homenageado na assembleia municipal de Lagos

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

No passado dia 19 de Fevereiro, foi aprovado numa reunião, na assembleia municipal de Lagos, um voto de pesar pelo falecimento de José Veloso, ocorrido em 19 de Janeiro do presente ano.

Apresentado pela bancada da Coligação Democrática Unitária (CDU), o voto previa uma “devida homenagem ao cidadão, José Paulo Velho Geraldo de Albuquerque Veloso”, nascido em Lagos a 9 de Junho de 1930, “manifestando profundo pesar pelo seu falecimento, expressando à sua família e amigos as mais sentidas condolências”, bem como a remissão desse voto de pesar “à sua família e ao Partido Comunista Português”, partido em que militou.

O homenageado foi um combatente anti-fascista, tendo participado ativamente, em 1969, no Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), partido pelo qual se candidatou, por Faro, à Assembleia Nacional. Enquanto arquiteto destacou-se como coordenador de equipas do serviço de apoio ambulatório local, com projetos construídos em diversos concelhos algarvios. O voto de pesar lembra ainda que José Veloso foi um prolífico escritor, tendo publicado vários livros e inúmeros artigos de opinião, sobretudo na imprensa regional do Algarve.

- Publicidade -

O texto do voto de pesar termina referindo que “José Veloso teve uma vida inteiramente dedicada à luta e intervenção pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo.”.

O órgão deliberativo do Município de Lagos aprovou, ainda, recomendar à Câmara Municipal a atribuição do nome de José Veloso “a uma Avenida, Praça ou Rua” da cidade de Lagos.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.