Jovens de VRSA partilham ideias a pensar no futuro do concelho

Durante este encontro informal, foi anunciada a criação da tão esperada Casa da Juventude, a celebração do Dia da Juventude, um orçamento participativo e ainda a possibilidade do nascimento de um skate park na sede de concelho

ouvir notícia

Os jovens no concelho de Vila Real de Santo António têm cada vez mais uma voz ativa, ideias e sugestões, que foram ouvidas na terceira edição do Fórum da Juventude, que decorreu na Biblioteca Municipal Vicente Campinas na sexta-feira, dia 10 de março.

Durante este encontro informal, foi anunciada a criação da tão esperada Casa da Juventude, a celebração do Dia da Juventude, um orçamento participativo e ainda a possibilidade do nascimento de um skate park na sede de concelho.

Mais de 30 pessoas participaram numa troca de ideias que tem apenas um objetivo comum: o desenvolvimento do concelho de Vila Real de Santo António, com algum destaque nos mais jovens.

- Publicidade -

Numa iniciativa organizada pelo núcleo da juventude da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, pretende-se ouvir os jovens e a população em geral sobre os problemas e desafios que atravessam gerações.

Foto D. R. – Gonçalo Dourado

Pode nascer um skate park

Sendo um dos temas mais debatidos durante os últimos anos pelos amantes de skate, a criação de um local para a prática desta e outras modalidades está mais perto do que nunca.

No entanto, para isso acontecer, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António pretende promover uma aula ‘teste’, no dia 1 de abril, entre as 16:00 e as 18:00, onde será possível experimentar este desporto, treinar e apresentar resultados que justifiquem o investimento na construção do parque.

Depois, de acordo com a adesão, o skate park poderá ser construído perto do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, junto ao parque infantil, que estará aberto de forma gratuita, segundo o vereador Álvaro Leal, presente no fórum.

Esta ‘aula teste’ vai estar integrada numa iniciativa promovida por uma futura associação de jovens, intitulada Young Link, que vai promover um torneio de futsal e de vólei para os dias 1 e 2 de abril.

Casa da Juventude perto de ser realidade

É outra das ambições dos jovens de hoje e de antigamente: a criação de uma Casa da Juventude. No meio do debate, foram apresentadas várias ideias e sugestões que poderão fazer parte desta Casa da Juventude, como a inclusão de uma sala de ensaios, espaço de encontros e convívios, sala de reuniões e de exposições, espaços de empreendedorismo, apoio, workshops e formações, ateliers de arte, clubes de várias áreas e com destaque na música, teatro, animação circense, dança e fotografia.

Para o vereador com o pelouro do Desporto e Juventude, a Casa da Juventude “é uma ferramenta fundamental para mil e uma ações e projetos” e ficará localizada no atual edifício da Escola Primária, junto ao farol, cuja turma será transferida para outra instituição de ensino.

Orçamento participativo jovem

O executivo e o núcleo da juventude anunciaram ainda a possibilidade da criação de um orçamento participativo, com um investimento de três mil euros, para propostas da comunidade jovem.

Estas propostas, após serem avaliadas por um júri, irão estar disponíveis para votação, através de uma plataforma online aberta a toda a comunidade.

Se esta iniciativa resultar, poderá vir a acontecer de novo nos próximos anos e até com um valor superior.

Foto D. R. – Gonçalo Dourado

Três dias dedicados à juventude

O núcleo vilarrealense divulgou também a intenção de organizar três dias destinados aos jovens, para celebrar o Dia da Juventude, marcado para agosto.

Uma das ideias é descentralizar o evento e não focar apenas em Vila Real de Santo António, com a participação de artistas locais, iniciativas sobre saúde mental, meditações, workshops, desporto, música ao vivo e jogos de praia.

Este evento irá decorrer também com colaborações com outras associações e poderá ainda ser criado um mapa que irá divulgar onde e quando decorrem as iniciativas.

O atual logótipo da Juventude de Vila Real de Santo António poderá ainda ser alterado, através de um concurso aberto à comunidade e divulgado através das redes sociais.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, também presente na iniciativa ao lado do vice-presidente, Ricardo Cipriano, disse estar “muito orgulhoso” e atento às sugestões, garantindo que o executivo está cá “para fazer o resto”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.