Juros a dez anos sobem mas seguros são os que mais descem

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Os juros exigidos pelos investidores para comprarem dívida portuguesa a dez anos estão hoje a subir, mas Portugal é o país do mundo em que mais recuam os seguros contra o incumprimento da dívida.

Pelas 10:16, o juro para os títulos de dívida soberana a 10 anos era de 5,67 por cento, acima dos 5,636 por cento da sessão de terça feira, de acordo com a agência de informação financeira Bloomberg.

Na última semana, os juros a dez anos tiveram um breve alívio a 18 de outubro, segunda feira, depois da apresentação da proposta do Orçamento do Estado pelo Governo, a 16 de outubro.

- Publicidade -

A partir dessa data, os juros tiveram uma tendência crescente e só na sexta feira, 22 de outubro, voltaram a cair.

A 28 de setembro, os juros a dez anos atingiram o máximo histórico de 6,512 por cento, na véspera da apresentação pelo Governo do novo pacote de medidas de austeridade – que inclui um aumento do IVA para 23 por cento e cortes nos salários dos funcionários públicos – formalizado depois na proposta de Orçamento do Estado.

O ‘spread’ da dívida portuguesa face aos títulos de dívida alemã nos títulos a dez anos, ou seja, o prémio pedido pelos investidores para comprarem obrigações portuguesas em vez de alemãs, está hoje nos 311 pontos base.

Nos títulos soberanos a cinco anos, os juros estão hoje a 4,44 por cento, acima dos 4,376 de terça feira, enquanto o ‘spread’ face aos títulos alemães é de 270 pontos base.

Já no caso dos CDS (‘Credit Default Swaps’), o seguro contra o risco de incumprimento da dívida soberana, Portugal é hoje o primeiro país do mundo em que o valor mais cai, tanto para os títulos a dez como a cinco anos.

Pelas 09:40, o valor dos CDS associado aos títulos de Portugal a dez anos recuava 17,8 por cento para 306,76 pontos base, de acordo com os dados da Bloomberg.

Já os CDS a cinco anos caem 6,9 por cento para 331,68 pontos base.

Ainda assim, Portugal continua a ser um dos países em que os investidores percecionam maior risco quando investem em dívida soberana.

AL/JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.