Juros da dívida a caminho de mínimos dos últimos oito anos

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

Na abertura de uma nova semana, a trajetória descendente das yields das obrigações soberanas dos países periféricos do euro continua sem parar no mercado secundário. As yields das obrigações a 10 anos da Irlanda, Espanha e Itália deverão fixar hoje novos mínimos históricos.

Na abertura da sessão, as yields das Obrigações do Tesouro (OT) português registavam 3,494%, às 8h, segundo a Investing.com, um valor abaixo do fecho em 3,521% na sexta-feira passada.

A dois dias de novo leilão

- Publicidade -

Estes valores são inferiores à taxa de remuneração média de 3,575% que o IGCP – a agência de gestão da dívida portuguesa – pagou a 23 de abril aos investidores no leilão de reabertura de uma linha de OT a 10 anos. A agência agendou um novo leilão da mesma linha de OT para a próxima quarta-feira com um intervalo de colocação similar ao de abril.

Como referência, o nível mais baixo registado para as yields das OT a 10 anos, desde o início de 2006, verificou-se em 8 de maio, com o fecho em 3,464%. O mínimo histórico, na série desde 1999, registou-se em 21 de setembro de 2005 com um fecho em 3,16%.

Custo de financiamento de Irlanda e Espanha abaixo de Reino Unido e EUA

Entre os países periféricos, Irlanda, Espanha e Itália destacam-se pela fixação sucessiva de novos mínimos históricos no mercado secundário da dívida soberana na zona euro.

Às 8h, as yields das obrigações irlandesas desceram para 2,4%, abaixo dos valores registados quer para as obrigações britânicas (Gilts) como para os títulos do Tesouro norte-americano (Treasuries).

As yields das obrigações espanholas desceram às 8h10 para 2,586%, o que as coloca, também, num patamar inferior às registadas para as Gilts e as Treasuries.

RE

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.