Juros da dívida atingem novos máximos históricos

ouvir notícia

Com os juros da dívida soberana a 5 anos perto dos 8,5%, os juros das Obrigações do Tesouro a 3 anos aproximam-se dos 8% no mercado secundário. Risco de default sobe para perto de 38%.

O efeito do corte de rating da República Portuguesa para um patamar próximo do estatuto de “dívida especulativa” reacendeu, de novo, a escalada dos juros dos títulos portugueses no mercado secundário, que havia abrandado ligeiramente ontem à tarde.

As yields (juros implícitos) das Obrigações do Tesouro (OT) a 5 anos abriram perto dos 8,5% no mercado secundário. E os juros relativos às maturidades a 3 anos aproximam-se dos 8%, segundo dados da Bloomberg. Durante a primeira hora de funcionamento deste mercado, já estiveram em 8,02%.

- Publicidade -

Os próprios juros das OT a 2 anos “testam” os 7%, a famosa linha vermelha colocada pelo ministro das Finanças português para os juros das OT…a dez anos.

Nos mercados da dívida soberana a perceção da degradação da situação portuguesa num horizonte de 2 a 5 anos é manifesta. Neste momento, os juros dos títulos com maturidades a 5 anos estão acima do nível dos registados para a Irlanda e para a Hungria, países que estão sob intervenção do Fundo Monetário Internacional. A probabilidade de default (incumprimento) da dívida soberana portuguesa num horizonte de cinco anos elevou-se para perto de 38%, segundo dados do monitor da CMA DataVision.

Baixa de notação pela S&P: Portugal pior do que Irlanda

A baixa de notação pela Standard & Poor’s (S&P) ocorreu já na madrugada de sexta-feira, colocando Portugal à distância de apenas dois níveis para a situação de “lixo” (em que se encontra a dívida soberana grega).

A S&P baixou o rating da República Portuguesa em dois níveis, de A- para BBB, apenas dois níveis acima do estatuto de “lixo” (que começa em BB+). A agência admite baixar em mais um nível a notação portuguesa, o que a colocará mesmo no limiar.

Neste momento, para a S&P, a notação da República Portuguesa é pior do que a relativa à Irlanda que ainda se conserva no patamar dos A.

As notações do grupo de países da zona euro sob observação são as seguintes, segundo a S&P: Bélgica AA+; Espanha AA; Itália A+; Irlanda A-; Portugal BBB; Grécia BB+.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.