Juros da dívida portuguesa em queda acentuada

ouvir notícia

Os juros da dívida portuguesa caíram no mercado secundário mais de 9% nas diversas maturidades na sexta-feira. Depois dos picos históricos de segunda-feira, os juros regressaram aos níveis de meados de janeiro. Os juros que mais desceram durante a semana foram os das obrigações do Tesouro a 2 e 3 anos.

Pelo quarto dia consecutivo, as yields (juros) das obrigações do Tesouro português caíram no mercado secundário. Os níveis dos juros regressaram esta sexta-feira aos valores de meados de janeiro.

Depois do disparo dos juros na segunda-feira (30 de janeiro), que levou à fixação de máximos históricos desde a adesão ao euro, a tendência inverteu-se, apesar da imprevisibilidade do que vai acontecer na Grécia nos próximos dias, o que implicou inclusive o adiamento da reunião do Eurogrupo (reunião dos ministros das Finanças da zona euro) prevista para a próxima segunda-feira (6 de fevereiro).

- Publicidade -

Os juros desceram sexta-feira mais de 9% em todas as maturidades em relação aos valores de fecho de ontem, segundo dados da Bloomberg.

Comparando com os picos atingidos na segunda-feira, as quebras foram de 26% nos juros das OT a 3 anos, 25% no caso dos juros das OT a 2 anos, 24% no caso das OT dos juros a 6 anos, e 23% nos casos dos juros das OT a 5 e 10 anos.

Os juros das OT a 2 anos caíram de 21,06% na segunda-feira para 15,82% no fecho de sexta-feira. No caso dos juros das OT a 3 anos a quebra foi de 24,48% (o valor mais elevado em todas as maturidades) para 18,18%, no mesmo período. Para os juros das OT a 5 anos a evolução durante a semana foi de 22,87% para 17,51%; para as OT a 6 anos, os juros desceram de 22,87% para 17,43%; e para as OT a 10 anos, desceram de 17,39% para 13,42%.

Apesar da descida, a diferença para com a Irlanda – outro país da zona euro com plano de resgate da troika – continua abissal. Os juros dos títulos irlandeses estão nos seguintes níveis: 4,64% para prazos a 2 anos; 5,34% para prazos a 3 anos; 5,67% para prazos a 5 anos; 7,03% para prazos a 9 anos (os títulos a 10 anos não têm estado a ser transacionados desde 11 de outubro de 2011).

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.