Lagoa adere ao programa “Família do Lado 2014”

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de Lagoa envolveu-se no projeto “Família do Lado 2014”, iniciativa através da qual uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias – uma imigrante e outra autóctone – para a realização de um almoço-convívio, típico da sua cultura, como forma de acolhimento do “outro”.

Trata-se de um projeto transnacional criado na República Checa em 2004, com base no conceito de “Bairros Inclusivos”, que visa contribuir para a integração mais efetiva dos imigrantes em Portugal, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no nosso país. O projeto é alargado a todas as entidades públicas e privadas que trabalham na área da imigração e os custos correm por conta do orçamento do Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

A iniciativa acontece no próximo dia 23 de novembro (um domingo), às 13h00, em todo o território nacional e em todos os países que se associarem, podendo nela participar famílias imigrantes e famílias autóctones que desejem contribuir para o processo de integração dos imigrantes residentes em Portugal.

- Publicidade -

Em Lagoa, os interessados neste tipo de acolhimento – como “Famílias Anfitriãs”, “Visitantes” ou como “Assistentes” – poderão contatar a câmara municipal ou sítio do ACM na internet (www.acm.gov.pt).

“A Câmara Municipal de Lagoa tem vindo a promover ações e validar alguns projetos de relevância social, essencialmente direcionados à proteção e integração das pessoas. O caso dos países de Leste é um dos mais evidentes, porque ao concelho de Lagoa têm chegado muitos naturais daqueles países, desde há mais de dez anos, em busca de qualidade de vida, aqui trabalhando, aqui construindo ou ampliando as suas famílias e contribuindo para a estabilidade das economias familiares e locais. E com sucesso”, recorda o executivo liderado por Francisco Martins, em comunicado enviado às redações.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.