Lagoa quer “apoio social mais próximo” dos carenciados

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

A Câmara de Lagoa e as instituições de solidariedade social do concelho estão a preparar o programa “LagoaMaisPróxima”, que tem como principal objetivo prestar um “serviço de apoio social mais próximo das populações”.

Após uma reunião realizada recentemente onde foram abordados os tempos de crise que muitas pessoas atravessam na região, nomeadamente o flagelo do desemprego, a autarquia e os parceiros sociais decidiram reforçar a intervenção comunitária através de “um serviço de apoio social que favoreça uma contínua interação, com a permanência de técnicos no terreno”.

No encontro foram discutidas as alterações efetuadas ao Fundo de Emergência Social (FES), que têm como objetivo “tornar a sua aplicação mais justa e adequada às necessidades das pessoas”, permitindo mais facilmente o encaminhamento das situações sociais detetadas.

- Publicidade -

Em conjunto com as instituições de solidariedade social e as juntas de freguesia do concelho de Lagoa, será criado um serviço de apoio social de proximidade às pessoas que, muitas vezes, se veem privadas de aceder aos mecanismos existentes, por desconhecimento das medidas e políticas que se encontram a operar no terreno.

O acompanhamento nos bairros municipais também será reforçado por parte da equipa do projeto “A Fábrica”, fortalecendo, desse modo, ações de ordem cultural e cívica, com o apoio de dois animadores culturais disponibilizados pela câmara.

“Desse modo, para além da reestruturação da dinâmica e alargamento da resposta, prevalecendo as intervenções junto das populações, com o objetivo de rentabilizar as respostas existentes na comunidade, será desencadeado um atendimento técnico descentralizado nas diversas freguesias por parte da equipa da Unidade de Ação Social e Saúde da Câmara de Lagoa, uma vez por mês”, acrescenta a autarquia em comunicado.

JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.