Lagos com programação especial para Dia Mundial da Poesia

ouvir notícia

O município de Lagos prepara uma programação especial para incentivar, promover e divulgar a poesia. O Dia Mundial da Poesia será comemorado com diversas atividades em vários espaços da cidade.

Entre os próximos dias 21 e 24 deste mês, a Câmara de Lagos preparou uma programação especial, com atividades nos vários equipamentos culturais e espaços públicos da cidade, destinada a incentivar, promover e divulgar a poesia enquanto género literário.

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, a autarquia concebeu um programa diversificado e para públicos de várias idades, tendo como objetivos “a divulgação da poesia e o incentivo à sua fruição e criação, a estimulação da criatividade pessoal e da sensibilidade estética, bem como a circulação de públicos entre os vários equipamentos culturais”.

- Publicidade -

As iniciativas propostas vão desde a produção pessoal de textos poéticos, passando pela oferta e declamação de poesia nos espaços culturais, até à distribuição de textos poéticos pelas árvores de alguns espaços públicos da cidade.

“Ouvir o Silêncio a Ler” é outra das propostas apresentadas para a promoção da leitura, desta feita pelo agrupamento de Escolas Gil Eanes, a que se associou a biblioteca municipal de Lagos, e que consiste numa pausa de trinta minutos para leitura em todo as escolas deste agrupamento.

No dia 23, e com uma organização a cargo de Neusa Dias, terá ainda lugar, no Centro Cultural, o recital “Portugal em Prosa & Poesia”, que “olha criativamente para o que diversos autores escreveram sobre as paisagens geográficas, culturais e históricas em que habitam os portugueses (e que neles habitam)”.

PROGRAMA:
♦ Dias 21 a 24
“Murais Poéticos” – Produção pessoal de textos poéticos, em suportes de madeira existentes nos vários equipamentos culturais. No dia 24 os “Murais Poéticos” serão recolhidos e um júri reunirá para escolher os três vencedores.
Locais: Museu, biblioteca, Forte Ponta da Bandeira, Centro Cultural e Centro Ciência Viva de Lagos

♦ Dia 21
“Posso oferecer-lhe?” – Oferta de poesia escrita e declamada aos utentes presentes nos equipamentos culturais.
Locais: Museu, biblioteca, Forte Ponta da Bandeira, Centro Cultural e Centro Ciência Viva de Lagos

♦ Dia 23 | 21h30
Recital “Portugal em Prosa & Poesia”
Local: Centro Cultural de Lagos
Bilhetes: 4 euros

♦ Dia 24 | 14h00
Encontro de Poetas Populares e Fado Amador
Local: Biblioteca Municipal de Lagos

♦ Dia 24
“A cair de maduro” – Distribuição de textos poéticos pelas árvores de alguns espaços movimentados da cidade.
Locais de recolha dos enigmas: árvores do Jardim da Constituição, Mercado da Avenida, junto aos CTT, da Praça Gil Eanes, do Mercado do Levante e do Mercado de Santo Amaro.
Locais de resolução dos enigmas: Museu, Forte Ponta da Bandeira, biblioteca, Centro Cultural e Centro Ciência Viva

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.