Lagos é a cidade mais doce a partir de sexta-feira

ouvir notícia

.

Entre a próxima sexta-feira e domingo, a doçaria e a arte vão andar de mãos dadas na cidade de Lagos. A 26ª edição da Feira Concurso Arte Doce desafia os visitantes a descobrir a excelência da doçaria tradicional e promete tornar o fim de semana mais doce.

“Promover a preservação e revitalização de uma das tradições mais genuínas e apreciadas na região, a doçaria, confecionada sobretudo à base de amêndoa e figo”, é o grande objetivo da Feira Concurso Arte Doce, que vai ter lugar, entre os próximos dias 26 e 28 de julho, no complexo desportivo de Lagos.

O evento promete três dias de tentações bem doces naquele que é o certame mais açucarado do verão algarvio, sendo esperados milhares de gulosos. O tema deste ano é “Artes e Ofícios Regionais”.

- Publicidade -

Doce de amêndoa, Dom Rodrigo, morgados, morgadinhos, doces de figo e doce fino, entre muitos outros doces cuja confeção permanece no segredo dos deuses, prometem adoçar a boca dos visitantes, enquanto o espírito é animado pela programação musical preparada para as noites deste evento.

Paralelamente, a feira também vai contar com a presença de artesãos e dos seus produtos, bem como vendedores de frutos secos e um setor com tasquinhas geridas pelos clubes e associações recreativas do concelho.

Feira de doçaria remonta a 1987

“A Feira Concurso Arte Doce, que remonta a 1987, continua a ter uma identidade muito própria, patente no facto de aliar a exposição e venda de produtos típicos do Algarve à criatividade das doceiras”, frisa a Câmara de Lagos.

Nesta edição, dedicada às artes e ofícios regionais, as expectativas são grandes, como sempre. “É um tema vasto que permitirá às doceiras participantes dar larga à sua imaginação e criatividade”, salienta a organização, explicando que o principal objetivo desta escolha é, “para além de o poder ver interpretado e retratado em doce, o de relembrar e valorizar as artes e ofícios da região algarvia, algumas já em vias de extinção”.

Assim, das verdadeiras obras de arte doce, dignas de ocuparem lugar numa qualquer galeria de prestígio, à variedade da doçaria tradicional e restantes produtos regionais em exposição, passando pelo artesanato e pela animação, a organização promete que não vai faltar nada neste evento.

Para concluir, o município realça que os doces algarvios são já um património da região e um dos produtos que dão fama ao Algarve. Em Lagos, são várias as pessoas que continuam a seguir as receitas tradicionais, com origens remotas, e que tornam estes doces tão especiais e únicos. Para os doceiros, esta feira representa o momento alto da sua atividade, sendo ainda um sinónimo de afirmação e mais vendas.

As maiores tentações da feira são normalmente os D. Rodrigo envoltos em pratas coloridas, os morgados com caprichosas decorações e os bolos de doce fino (de amêndoa) que reproduzem miniaturas de frutos, animais e flores. Mas existem ainda muitos outros doces para todos os gostos…!

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.