Lagos garante serviço personalizado de apoio aos idosos

ouvir notícia

.

O Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa da Câmara de Lagos já efetuou cerca de 30 atendimentos desde a sua entrada em funcionamento, há cerca de seis meses. Este é um serviço pioneiro de atendimento personalizado e especializado, direcionado aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.

O Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa (GAPI) é um espaço direcionado aos munícipes mais idosos (com idade igual ou superior a 65 anos) onde podem, tranquilamente e sem pressas, encontrar apoio e informações úteis em resposta a questões relacionadas com direitos e benefícios que lhes assistem em áreas como o acesso a serviços públicos, equipamentos, saúde, segurança social, lazer, entre outras.

Desde a sua entrada em funcionamento, em outubro de 2011, o GAPI, que funciona uma manhã por semana, já efetuou cerca de 30 atendimentos, “dando um contributo bastante relevante no preenchimento de documentação, elaboração de cartas e mediação com entidades externas, bem como no encaminhamento dos assuntos para as entidades competentes, habilitando os idosos para um melhor exercício dos seus direitos e para uma melhor qualidade de vida”, frisa a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

A Câmara de Lagos realça ainda que, desde a sua implementação, o intuito principal deste serviço “não foi atender o maior número possível de idosos, mas, sobretudo, garantir um serviço de qualidade através de um atendimento personalizado e especializado”.

Entre as solicitações já apresentadas no GAPI ao longo destes seis meses contam-se pedidos de informação sobre lares e serviço de apoio domiciliário, a prestação de informações de interesse do idoso sobre os direitos e benefícios na área da segurança social, da saúde, da ação social, de equipamentos e serviços, entre outros.

Existem ainda muitos pedidos de informação sobre o desconto social para a energia, as tarifas sociais da água, as taxas moderadoras, os descontos nos transportes e sobre o complemento solidário para idosos. Há ainda idosos que pedem auxílio nas questões burocráticas (preenchimento de documentação), na mediação com entidades externas, no aconselhamento e encaminhamento para outras entidades e serviços e denúncia de maus tratos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.